Quatro novos nomes são cogitados às eleições

Além dos seis já noticiados por este diário, Thiago Jacinto, Geraldo da Padaria, José Lira e Fabio Sato devem entrar na disputa

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/03/2018
Horário 10:00

Os partidos que desejam participar das eleições de 2018 terão até o dia 7 de abril para registrar o estatuto perante o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Este também é o prazo para que os agentes políticos deixem o mandato caso desejem se candidatar a outro cargo. Com a proximidade da data, o arranjo já começa a se estreitar na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo. Além dos seis possíveis nomes adiantados por este periódico no final do ano passado, outros quatro já cogitam entrarem para a corrida eleitoral.

O agropecuarista Thiago Jacinto (MDB) deve tentar um mandato na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O vereador Geraldo de Souza, Geraldo da Padaria (PSD), anunciou seu desligamento como líder do governo no Legislativo em Presidente Prudente, a fim de iniciar sua pré-candidatura como deputado estadual. Já o líder regional do PR (Partido da República), José Aparecido Lira, poderá concorrer ao cargo de deputado federal. Fabio Cesar Sato (PPS), por sua vez, ainda analisa qual das cadeiras deverá pleitear caso opte pela candidatura. “A escolha será de acordo com a movimentação política regional e orientação do partido”, aponta.

Na esfera estadual, seguem cotados como candidatos em potencial Ed Thomas (PSB), José de Castro Aguiar Filho (MDB) e Mauro Bragato (PSDB). Já na camada federal, as siglas da região apostam em Milton Carlos de Mello, Tupã (DEM); Paulo Cesar de Oliveira Lima (MDB); e Izaque José da Silva (PSDB). Vale ressaltar que, aos olhos dos partidos, a inclusão de um postulante regional na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), é uma questão preeminente no atual contexto, considerando que a casa de leis federal está sem um representante da região desde que Izaque retornou ao posto de vereador de Prudente.

Atualmente vinculado ao Ministério da Cultura, Fábio Sato não descarta a possibilidade de deixar o cargo público para estar na corrida eleitoral. Ele afirma que, caso siga nessa direção, anunciará de uma única vez a sua exoneração e a chapa e o partido aos quais estará ligado, uma vez que existe a chance do prudentino mudar de sigla. “Não tem segredo nem mistério. Se eu for disputar a eleição, estarei em Prudente até o dia 6 de abril”, comenta. Aponta que, enquanto o prazo não se esgota, segue analisando o cenário político e conversando com os possíveis candidatos para tentar encontrar uma maneira de evitar um alto número de postulantes e, consequentemente, a pulverização de votos.

 

Apostas e expectativas

O presidente da diretoria executiva municipal do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em Prudente, Carlos Dias, denota que, além do prefeito de Flora Rica, José de Castro Aguiar Filho, o partido quer apostar em Thiago Jacinto. Segundo ele, ambos são agropecuaristas e representam hoje a classe que mais gera lucros para a economia brasileira. Ademais, argumenta que os dois são pessoas independentes e que podem se financiar por conta própria. Carlos destaca ainda a força do colégio eleitoral da região, o que permite que os postulantes não precisem buscar votos fora da 10ª RA. “O nosso colégio tem condições de eleger dois deputados estaduais e dois federais. O que precisamos é conscientizar a população a não jogar o seu voto fora, porque quando damos a vitória para um candidato local, podemos cobrá-lo diretamente, já que sabemos onde ele mora e quem é a sua família”, expõe.

O assessor de José Lira, Luis Fante, enfatiza que, assim que designado pelo diretório nacional e a partir da data permitida por lei, o postulante anunciará a sua pré-candidatura para deputado federal. Na esfera estadual, adianta que já há indicações de nomes, mas os mesmos serão anunciados no lançamento da chapa, previsto para o dia 7 de abril. “O nosso diferencial é que todos os nossos pré-candidatos nunca tiveram um mandato. Os eleitores querem que a política mude, porém, isso não vai ocorrer se continuarmos votando nas mesmas pessoas”, avalia. Luis também ressalta a importância de uma liderança na Câmara dos Deputados, tendo em vista que a infraestrutura regional sofre graves perdas na ausência de um representante federal. “O governo libera verbas por meio dos deputados. Sendo assim, se não criarmos a nossa própria bancada, a região vai continuar sendo uma das mais pobres do Estado”, pondera.

O presidente do diretório municipal do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em Prudente, José Baz Avancini, também acredita na força do colégio eleitoral da região e na eleição de pelo menos um deputado para cada segmento. “Na verdade, Prudente e região tem potencial para eleger até quatro deputados, entre estaduais e federais, já que somamos quase 800 mil votos”, pontua.

Este diário tentou uma posição do empresário José Lemes Soares (PRB), contudo, não conseguiu localizá-lo. A reportagem fez contato com a assessoria do mesmo, mas não obteve retorno.

 

Publicidade

Veja também