Que a primavera traga um clima mais ameno à região

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 23/09/2021
Horário 04:16

Bem-vinda, primavera! Enfim, a estação mais florida do ano chegou. Após um inverno de extremos, marcado por um frio de baixas temperaturas e um calor exorbitante, sem contar a longa estiagem, a expectativa é que o volume de chuvas volte à normalidade, de 450 a 500 mm, bem como as temperaturas, com média de 25ºC. Ufa!
Mas, enquanto isso não ocorre, é preciso manter os cuidados redobrados com a saúde. Como noticiado por O Imparcial, na terça-feira, último dia do inverno, Prudente registrou a temperatura mais alta do ano, batendo na casa dos 40,2ºC, e a sexta maior registrada desde 1961, quando as medições começaram a ser feitas regularmente. Foi um dia muito quente. Quem trabalha em ambiente com ar-condicionado pode não ter notado temperatura tão elevada, mas para aqueles que trabalham, principalmente, na rua, o dia não foi nada fácil.
Mas há formas de amenizar os reflexos de tamanho calorão. Usar roupas leves; abusar do filtro solar; se ficar exposto diretamente ao sol, o ideal é também usar a proteção mecânica (chapéus, manga longa); beber muita água ao longo do dia; sempre que possível, se refugiar em uma sombra, são dicas que podem ser facilmente colocadas em prática.
Além das altas temperaturas, os moradores do oeste paulista também têm enfrentado a baixa umidade do ar. Nesse caso, é importante, além de se manter muito bem hidratado, umidificar o ambiente, através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc. Também é uma medida que pode ser adotada sem esforço e que, certamente, fará muita diferença na qualidade de vida, especialmente em lares com crianças e idosos.
Que a estação das flores traga, além da beleza natural desta época, um clima mais ameno para a região. Feliz primavera!

Publicidade

Veja também