Que futuro queremos para nossas crianças?

EDITORIAL -

Data 11/06/2022
Horário 04:15

Neste sábado, às 9h, toda a comunidade está convidada a participar da 3ª Caminhada “Não leve na brincadeira, trabalho infantil é ilegal”, realizada pelo Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente. O evento, que ocorre após uma lacuna de dois anos, devido à pandemia, é de extrema importância para alertar sobre os malefícios do trabalho infantil. Todos são bem-vindos para se juntar a essa causa: os participantes sairão da Praça da Bandeira, próximo ao Camelódromo, percorrerão o calçadão e terminarão na Praça Nove de Julho.
Infelizmente, trata-se de uma prática velada, mas bastante comum. Para se ter uma ideia, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, divulgados em dezembro de 2020, apontavam, no Brasil, 1,8 milhão de crianças entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. Com o aumento da miséria, atualmente estima-se que o número tenha aumentado para 2 milhões.
A caminhada objetiva celebrar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho, instituído pela conferência da ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2002. A meta é erradicar o trabalho infantil até 2025, e até lá, todos devemos nos unir contra essa prática nefasta, que prejudica o desenvolvimento infantil, muitas vezes, impedindo os pequenos até mesmo de frequentar os bancos escolares. Que futuro queremos para nossas crianças?
Precisamos abraçar essa causa, e, juntos, protegermos nossos pequenos. Somente assim teremos um Brasil melhor, com menos desigualdade, menos pobreza e menos sofrimento do nosso povo. Todos sabemos que a infância é determinante na vida de um adulto, pois é a partir dela que edificamos nosso caráter, que temos a oportunidade de nos desenvolver plenamente. Lugar de criança é na escola, junto da família e dos amigos, em casa, brincando, recebendo muito amor e carinho!

Publicidade

Veja também