Que São Judas Tadeu nos Proteja

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da pinga e do pingado, a primeira com alguns pingos no copo

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 28/10/2020
Horário 05:30

Hoje é o Dia de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis. São Judas Tadeu foi um dos apóstolos de Jesus, de quem era primo-irmão. Vou tentar explicar: o pai de São Judas, um homem chamado Alfeu, e sua mãe, Maria Cleófas, eram parentes de Jesus.
Alfeu era irmão de José, o carpinteiro, pai de Jesus Cristo. Já a mulher de Alfeu, Maria Cleófas, era prima-irmã de Maria Santíssima, a mãe do Messias, como todo mundo sabe.
Li que Judas significa festejado e que Tadeu quer dizer destemido. Aliás, São Judas acrescentou Tadeu no nome para não ser confundido com Judas Iscariotes, o dedo-duro que traiu Jesus Cristo em troca de 30 moedas.
São Judas Tadeu tornou-se um dos santos mais populares da Igreja Católica. É o santo das causas impossíveis. Por falar nisso, muitas coisas parecem impossíveis e inalcançáveis. O jeito é apelar para São Judas. Pode ser que ele dê uma forcinha ao seu pedido.
Por exemplo: justiça social parece impossível neste momento no Brasil, onde pobre é considerado cidadão de segunda classe. Também tem gente com fome. Arroz, feijão e óleo de soja estão com os preços mais altos do que a estação espacial.
Como é o santo das causas impossíveis, ninguém melhor do que São Judas Tadeu para nos escutar. Deduzo, porém, que o santo deve estar sobrecarregado com milhões de pedidos e creio que não seria justo a gente pedir para ele furar a fila e colocar nossas solicitações na frente.
Talvez seja mais sensato a população ir para a rua a fim de protestar e exigir seus direitos básicos, entre eles o de almoçar e jantar. Santo ajuda, mas manifestação é indispensável para reverter o que parece impossível. Valha-nos São Judas Tadeu!

P.S.: na crônica sobre o Pelé, este charmoso e aristocrata cronista disse que o Pepe marcou mais de 600 gols pelo Santos. Na verdade, o canhão da Vila marcou 405 gols, tornando-se o segundo maior artilheiro do Santos, ficando atrás apenas do seu Edson.

DROPS

Investimentos estrangeiros no Brasil caíram pela metade neste ano. 

Conta de luz dá choque no consumidor.

Está cada vez mais difícil ganhar o pão nosso de cada dia. De cada noite também.

Testemunha ocular é quando o sujeito está de óculos. 
 

Veja também