Queda positiva!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 27/12/2022
Horário 05:12

Entramos na última semana de 2022 e com a informação de que o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, publicado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, registrou uma queda de 59% na incidência de incêndios no Estado de São Paulo. Uma boa notícia para todos nós!
O meio ambiente é algo voltado para toda a população e proteger tudo o que ele nos proporciona é a única saída para dias mais saudáveis. Como publicado, de janeiro a outubro deste ano foram registradas 97 ocorrências. Já no mesmo período de 2021, ocorreram 238 focos de incêndios florestais. A queda nos números pode ser atribuída a uma série de fatores, dentre os quais se destaca a intensificação das ações preventivas e de comunicação, tanto do setor privado como público, bem como a boa distribuição das chuvas nos meses de inverno. E, claro, que a melhoria das ações de cada um. Uma bituca de cigarro em local muito seco pode causar um estrago imenso. 
Vale ressaltar que o incêndio florestal prejudica a vegetação e causa a morte de animais silvestres, além de aumentar a poluição do ar, diminuir a fertilidade do solo, oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causar problemas de saúde na população. Para prevenir e combater incêndios florestais, o Governo de São Paulo, conta com a Operação Corta-Fogo, inciativa que vigora o ano inteiro, mas é intensificada durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. Os danos causados por incêndios podem ser muito graves, podendo ser em alguns casos até fatais. Eles podem fazer grandes estragos na natureza, destruindo a fauna e a flora da área afetada.
Ou seja, proteger o meio ambiente deste tipo de evento é essencial para que a qualidade de vida humana e animal seja preservada e melhorada. Bom saber que houve queda nos registros. E que todos trabalhem para zerar este número.

Publicidade

Veja também