Quem sabe faz a hora / não espera acontecer

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 09/01/2022
Horário 07:00

Dois jovens apaixonados se casam, navegando em seus sonhos. A felicidade pousa em seus corações como se fosse uma águia orgulhosa vendo o mundo no topo da montanha mais alta. Ninguém precisa dizer a eles de que lado nasce o sol, eles sabem que nasce nos corações dos sonhadores. Desejam escrever com letras grandes a sua história, serem donos de seus destinos e capitães da sua alma. O amor é uma arma quente que derrete a solidão. 
Paulo e Maria acreditam nessa força maior para mudar as coisas.  A crença no trabalho e constituir uma família são seus ideais. Mas a vida não é precisa e uma grande tristeza chega pelas garras cruéis do imponderável da vida. Seu irmão Ildeu Constantino foi covardemente assassinado por um ato insensato de um homem sem Deus. A insensatez humana não tem limites. Essa grande tristeza leva Paulo a dar um grito de indignação e apressa sua vontade de mudança. Emite um som silencioso de fúria: "Não quero mais viver em Patrocínio", sua cidade natal. Essa grande tristeza iria morar em seu coração para sempre, Paulo amava esse irmão que saiu desse mundo sem dizer adeus. 
A sorte sempre vai favorecer o destemido. Encorajado pelo irmão Nenê Constantino, Paulo e Maria seguem viagem num Fusca com seis crianças para Presidente Prudente. No ano de 1967, um empreendedor dinâmico, ousado, chegou focado e com a certeza que iria vencer nessa nova e desafiadora missão. A empresa Andorinha foi o lugar onde Paulo sentiu que seu próprio universo é aquilo que ele mesmo sonha, cria e realiza. Depois de dez anos, sob seu comando, transformou a Andorinha numa das mais respeitadas empresas de transportes rodoviários do Brasil. 
A política bateu na sua porta, nossa aldeia sagrada precisava do seu dinamismo e coragem. Maria apoiou-o. Quem deixa o medo dominá-lo não vai conseguir vencer nada na vida e Paulo sabia que o medo é a ausência da fé, a fé tem o poder de transformar e mudar a realidade. Paulo decide concorrer às eleições para prefeito. Se tornou um dos maiores prefeitos da nossa história. Maria não ficou atrás, teve uma atuação exemplar como uma dinâmica primeira-dama no campo social. As realizações foram muitas, como: Parque do Povo, bairro Ana Jacinta, Prudentão, Calçadão do centro, Balneário da Amizade, Estrada da Amizade e tantos outros empreendimentos que transformaram nossa cidade. 
O esporte viveu seu melhor momento da nossa história. Maria sempre acreditou que ajudar o próximo é estar mais próximo de Deus. Continuam caminhando, olhando além do horizonte, realizando, pois a essência de tudo é o conhecimento de saber fazer. O trabalho vence qualquer dificuldade, qualquer medo, qualquer insegurança. Quem sabe faz a hora é a filosofia de vida de Paulo e Maria. 
Na atividade empresarial, construíram um grande patrimônio com várias empresas em vários setores. A família será sempre o maior tesouro na Terra. Não deixaram que a riqueza material diminuísse o amor que sentem um pelo outro. Nossa cidade teve a felicidade de tê-los como filhos de coração.  Os benefícios foram e ainda serão muitos. Seus exemplos vão perpetuar nos corações de seus filhos, genros, netos e amigos. 
 Paulo e Maria que essa canção de Geraldo Vandré seja o símbolo de uma vida construída na fé, no amor, no trabalho  e no conhecimento de quem sabe fazer a hora.
"Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"...

Publicidade

Veja também