"Quero conquistar o índice olímpico nos 100 m”, almeja velocista

Esportes - Jefferson Martins

Data 09/06/2016
Horário 10:21
 

Na pista do Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão) correndo os 100 metros. É lá que o velocista José Carlos Moreira, Codó, pretende estar em 13 de agosto, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Para que o sonho se torne realidade e ele atinja o objetivo, o prazo é de 30 deste mês até 3 de julho, quando será o Troféu Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). A competição é a última oportunidade para conquistar o índice que é de 10s16, de acordo com a IAAF (Federação Internacional de Atletismo, na tradução para o português).

Jornal O Imparcial Codó comemora e diz que a preparação desde o ano passado está sendo bem conduzida

Além de encarar os Jogos de forma individual, espera ainda conquistar a chance no revezamento 4x100 metros, prova que em 2008, em Pequim na China ficou em quarto lugar, acompanhado de Bruno Lins Tenório de Barros, Vicente Lenílson e Sandro Viana. "O objetivo é o Troféu, mas eu espero que venha antes. A preparação está sendo ótima, desde o ano passado a gente vem fazendo um bom trabalho. Fiquei 45 dias nos Estados Unidos treinando, e todas as competições foram para a gente avaliar e ver o que eu preciso melhorar", revela.

Apesar da experiência, Codó não esconde a ansiedade, já que diferentemente das outras duas participações, o evento ocorre no Brasil. "Eu ainda não estou classificado, mas já estou me sentindo lá. Pela minha trajetória, meus treinos e saber a minha capacidade. Sei que o fato de ser no meu país a cobrança vai ser maior, mas é preciso saber conduzir tudo isso senão acaba atrapalhando. Está cada dia mais próximo", afirma.

 

Como é?

O velocista maranhense explica que há diferença de uma Olimpíada para a outra, porém, é algo tão mágico que só sentindo para saber. "É tudo fora do normal. Parece outra dimensão, Pequim foi maravilhoso, Londres foi ótimo. Faz quatro anos, mas parece que foi ontem. Estou muito esperançoso e espero representar bem o meu país. Não vou falar que é a minha última, pois pretendo tentar 2020, mas essa no Brasil vai ser especial", finaliza.

 

SAIBA MAIS

Conquistas

Entre as principais conquistas da carreira de Codó, estão a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, no revezamento 4x100 metros. O tetra no Troféu Brasil, pelos 100 m, além de ter subido duas vezes ao pódio nas edições do Campeonato Sul-Americano, em 2005 e 2006, pelos 100 e no 4x100 m.

 
Publicidade

Veja também