Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira o auxiliar técnico do Grêmio Prudente, Luiz Henrique Dalben, o Epitácio, disse que está muito empolgado com o elenco que está sendo montado para disputar o Campeonato Paulista da Série A2 em 2026. “Os reforços que chegaram são bem pontuais, somando aos atletas que ficaram, na minha visão, a parte técnica, estou muito empolgado, ‘tô’ vendo um elenco de qualidade. É claro que vamos evoluir ainda mais durante a competição. Vamos enfrentar grandes equipes, mas não tenho dúvidas de que o elenco tá sendo muito bem montado, e que vamos ter um grupo de muita qualidade”.
Epitácio ressaltou que como é uma competição difícil, com muitos jogos durante a semana e no final de semana, não se tem muito tempo para treinar nesse período, por isso é preciso uma base boa. “É preciso ter um alicerce muito bom, muito bem construído para encarar a competição, porque isso é o que vai dar suporte para atingir o nosso objetivo que é passar por todos esses jogos - teremos sete jogos logo de cara. Por isso, não tenho dúvidas de que o trabalho está sendo e vai ser bem feito e os atletas estão muito conscientes de cada detalhe da importância dessa preparação inicial”.
No decorrer da competição, segundo acrescenta, “a gente pode chegar o mais perto do ápice possível e assim estar evoluindo ainda mais, pois aí já entra também o ritmo de jogo, o entrosamento, tudo para favorecer para os resultados positivos”.
O auxiliar técnico disse também que as partes técnica e tática vêm sendo construídas diariamente com muito trabalho e muito treinamento. “É evoluir a cada dia. Os atletas, na maioria, vêm de um período de inatividade, o que é normal. E o período da pré-temporada é natural sentirem inchaço nas pernas, o atleta sente um pouco esse desgaste físico, e consequentemente a parte técnica - conforme vai evoluindo a parte física - ela vai melhorando também, vai ajustando até a gente chegar o mais próximo possível da perfeição”.
Epitácio afirmou ainda que o grupo está bem entrosado entre si e com a comissão técnica, pois antes mesmo do atleta começar a treinar, é realizado um bate-papo com cada um para conhecer melhor a vida do jogador em campo, vida particular e as características dele, como ele se vê.
“Depois que chega aqui, é conhecer um pouco mais dele [jogador], para tentar potencializar aquilo que já é bom e identificar alguma necessidade extra. A gente vai trabalhar incansavelmente para poder estar minimizando e evoluindo esse jogador de forma geral para que ele possa desempenhar bem o seu papel”.
Entre os jogadores, ele destaca que o clima não podia ser melhor. “O futebol tem um ambiente favorável pra isso né, a tal da resenha gostosa que eles fazem no dia a dia. Isso facilita demais o convívio. Os caras estão sempre juntos, eles colaboram um com o outro. Nosso treino está sempre um nível alto de motivação entre eles”.
O atacante Giovani Albuquerque, um dos reforços do Grêmio Prudente, disse estar muito feliz em poder dividir o campo com o irmão, o lateral-direito Felipe Albuquerque, também recém-contratado para essa temporada. “Estou muito feliz de estar aqui no Grêmio Prudente e também por poder jogar com meu irmão, por essa oportunidade”.
Giovani ressaltou que o time está treinando forte para essa competição, que é considerada uma das mais difíceis do país. “Estou contente em fazer parte desse momento do Grêmio Prudente, que é um time que está sendo muito bem reconhecido nacionalmente, está investindo muito em estrutura. Me sinto privilegiado de fazer parte desse grupo”.
O que esperar do atacante Giovani? Ele responde: “A torcida pode esperar de mim um jogador lutador, muito batalhador. Espero fazer muitos gols, que é o que a torcida espera de um atacante. Soou um jogador que não gosto de ficar muito parado ali na frente, gosto de me movimentar mais”.
O meia Rafinha Massola está de volta ao clube, onde teve uma passagem em 2022. Ele afirmou que voltou mais experiente. “Estou muito feliz de estar aqui novamente no clube que me abriu portas. E estar de volta, numa competição difícil, é um momento muito importante. Nós não podemos nos permitir errar. Temos uma responsabilidade grande para cada um que veste essa camisa”.
Rafinha ressalta que o clube vem crescendo, vem sendo reconhecido nacionalmente, vem evoluindo. “Voltei mais experiente. O clube evoluiu e eu também evoluí mentalmente, fisicamente e tecnicamente. Espero conseguir demonstrar isso em campo”.
Hoje, no período da tarde, o elenco realizou um treino, no Estádio Caetano Peretti, aberto à imprensa.
Fotos: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Giovani Albuquerque: “Espero fazer muitos gols, que é o que a torcida espera de um atacante”

Meia, Rafinha Massola: “Estar de volta, numa competição difícil, é um momento muito importante”