Quinze cidades somam 4,1 mil notificações com 154 casos positivos de dengue

Municípios de circulação de O Imparcial contabilizam ainda 2.696 resultados negativos e 1.332 suspeitos aguardando resultados ou coleta de exames

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 17/03/2024
Horário 05:06
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Municípios executam estratégias para combate ao Aedes aegypti
Municípios executam estratégias para combate ao Aedes aegypti

Mobilização constante por parte das administrações municipais para manter as cidades limpas e, por outro lado, hospitais cada dia mais lotados de pessoas com sintomas em envolvem febre, dores pelo corpo, vômito e diarreia. A dengue avança, não só no oeste paulista, mas em todo o país, fazendo com que tanto o poder Executivo quanto os demais órgãos, bem como a própria sociedade, tenham que tomar medidas cada vez mais urgentes para evitar a proliferação da doença. Um levantamento realizado pela reportagem com 21 municípios de circulação de O Imparcial, dos quais 15 responderam, contabilizou, até esta sexta-feira, 154 casos confirmados de dengue em 2024. Ao todo, são 4.182 notificações nestes três primeiros meses do ano, com 2.696 resultados negativos, e outros 1.332 suspeitos aguardando resultados ou coleta de exames. 

Das 21 prefeituras consultadas, seis não revelaram seus dados: Anhumas, Emilianópolis, Narandiba, Piquerobi, Rosana e Taciba. Já as demais, cujos números atuais podem ser vistos na tabela, informaram ainda quais trabalhos têm realizado para evitar novos casos da doença. Entre os 15 municípios que se manifestaram, o destaque fica para Pracinha, com população estimada em 2.578 no censo de 2022, que não registrou nenhuma notificação sobre a doença, em 2024, até esta sexta-feira.

“Por enquanto não temos nenhum um caso. Nossas ações de prevenção da doença envolvem carros de som e os agentes comunitários e de endemias orientando a população quanto à limpeza de quintais e não deixar objetos com água parada, bem como a distribuição de panfletos com informações sobre o assunto”, explica a secretária municipal de Saúde, Iranete Francisca Pereira. 

Estrela do Norte

Com 11 casos positivos, a Prefeitura de Estrela do Norte destaca que promove ações contínuas de combate ao Aedes aegypti. Entre os trabalhos, a diretora da Divisão de Saúde e Saneamento, Maria Denise da Silva Toso Padovan Santos, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Municipal, Franciane Reis, citam o horário estendido para bloqueios e nebulizações, com ações realizadas pela manhã e agora também após as 17h, “período em que as equipes encontram um maior número de casas abertas”.

Ainda, destacam o fortalecimento das reuniões de Sala de Situação e acompanhamento direto do  Conselho Municipal de Saúde; parcerias com a Divisão de Educação e Cultura para o desenvolvimento de ações  de combate à dengue nas escolas; arrastões a cada dois meses para coleta intensificada de materiais inservíveis e  pneus; intensificação da divulgação de informações sobre formas de prevenção e sobre  os sintomas da doença nas redes sociais oficiais; treinamentos da equipe municipal com a Divisão Regional da Saúde; disponibilização gratuita de repelentes para gestantes; além de uma campanha de conscientização e instalação de placas de sinalização de proibição de descarte irregular de entulhos e lixo em locais inapropriados.

Foto: Cedida - Em Estrela do Norte, parceria com Divisão de Educação realiza ações de combate à dengue nas escolas

Mirante, Nantes e Pirapozinho

Em Mirante do Paranapanema, dois casos positivos foram registrados em 2024. “Encerramos nesta semana um arrastão que realizamos durante 30 dias, em toda a cidade e nos dois distritos, eliminando focos do mosquito”, expõe o Executivo.

Já em Nantes, que contabiliza oito confirmações da doença, são promovidos bloqueios nas casas após notificação de casos suspeitos, mutirão com ação educativa nas escolas, nebulizações em locais onde há casos positivos, orientação nas casas e propaganda volante por toda a cidade.

Com 10 casos da doença, Pirapozinho tem feito o bloqueio contra criadouros; nebulizações casa a casa; arrastões em áreas críticas, termonebulizações em áreas verdes, valas e bueiros; pulverizações de larvicidas em áreas e imóveis críticos e pontos estratégicos; coleta de pneus em borracharias semanalmente e descarte correto; fiscalizações e notificações em imóveis críticos; atividades educativas, especialmente na rede pública de ensino; bem como a busca ativa de suspeitos de dengue em áreas críticas.

Foto: Cedida - Mirante realizou arrastão durante 30 dias, em toda a cidade, eliminando focos do mosquito

Foto: Cedida - Pirapozinho tem feito o bloqueio contra criadouros do Aedes aegypti

Bernardes e Prudente

Com 59 notificações até o momento, a Prefeitura de Presidente Bernardes também tem realizado ações nas escolas e em outros diversos pontos do município. “Estamos em aquisição de veneno específico para passar pela cidade, com a máquina fumacê. Isso será feito em todos os bairros e nos distritos, com previsão para esta semana”, explica o vice-prefeito, Cleberson Duarte (MDB).

Já em Presidente Prudente, que conta com 37 diagnósticos positivos da doença, diversas frentes são desenvolvidas, conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), que ressalta: nebulização costal em áreas com registros de casos e em ambientes de grande circulação de pessoas, inclusive escolas; mutirões de recolhimento de criadouros (próximo será no sábado, dia 23, no Conjunto Habitacional Brasil Novo e adjacências); vistorias em imóveis fechados com apoio de drones; ações educativas e de conscientização; intensificação da fiscalização de terrenos, com aplicação de multas a infratores; além da implantação de armadilhas “ovitrampas”, como parte do Método Wolbachia para controle das arboviroses.

Foto: Cedida - Presidente Bernardes realiza ações em diversos pontos do município

Foto: Cedida - Em PP, armadilhas “ovitrampas” buscam controle das arboviroses

Rancharia e Ribeirão dos Índios

Com 6 mil imóveis visitados até esta quinta-feira, Rancharia catalogou 17 confirmações da dengue até o dia 8 de março. No entanto, medidas são adotadas pelo Executivo para inibir novos casos, como trabalho educativo e preventivo por meio das redes sociais, rádio e site e nas escolas municipais. “Recentemente, adquirimos kits com livros sobre o tema e medidas para combater o mosquito”, comenta a administração municipal. Ainda, frisa os bloqueios e nebulizações em bairros ou áreas com casos confirmados, assim com os arrastões por todos os imóveis da cidade e dos distritos de Agissê, Gardênia, Balneário e Banco da Terra.

Tentando manter apenas os dois confirmados até o momento, a Prefeitura de Ribeirão dos Índios, junto ao Departamento de Saúde, segue com nebulização realizada pela Defesa Civil pelas ruas da cidade, com agentes de saúde e de endemias visitando as residências e as casas da zona rural. Também promoveu campanhas como o “Dia D”, que realizou um pedágio na rua principal da cidade, com entrega de panfletos e divulgação de orientações nas mídias sociais.

Foto: Cedida - Rancharia adquiriu kits com livros sobre tema e medidas para combater mosquito

Foto: Cedida - Ribeirão dos Índios fez pedágio na rua principal da cidade, com entrega de panfletos

Anastácio, Expedito e Teodoro Sampaio

Sete confirmações de dengue foram registradas em Santo Anastácio em 2024. A administração municipal tem realizado constantemente o trabalho de casa em casa, com intensificação de ações e mutirão frequente. “Além de palestra e trabalho educativo nas escolas, promovemos pedágio fazendo a distribuição de panfletos com orientações à população, distribuição de pulseiras e repelentes aos suspeitos notificados e aplicação do larvicida biológico, bem como o fumacê”, destaca o Executivo. Trabalho semelhante é desenvolvido em Santo Expedito, com apenas dois casos.

Já ações intersetoriais, com serviço de limpeza, agricultura, educação, vigilância sanitária, jurídico, equipes das ESFs (Estratégia Saúde da Família) e controle de vetores têm ocorrido em Teodoro Sampaio, que acumula 14 confirmações da doença, com arrastão de combate ao mosquito por meio dos agentes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde.

“A Vigilância Sanitária, em suas inspeções, realiza ação de prevenção à dengue nos estabelecimentos. As escolas têm feito ações internas educativas, bem como os alunos têm feito a vistoria ao redor das unidades de ensino”, exalta a Prefeitura.

Ainda, uma ação com os assistidos do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) promoveu orientações e inspeções em quintais ao redor da unidade. “É feita a notificação aos responsáveis pelos terrenos baldios quando os proprietários não realizam a limpeza; a Prefeitura entra com a limpeza e a taxa é colocada no IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]”, complementa.

Quanto aos assentamentos rurais, nestes os agentes de saúde fazem vistorias nas casas dos suspeitos de dengue e é feita a entrega de um exemplar do peixe guaru a ser colocado nos bebedouros para gado. “Estamos fazendo arrastões com inseticidas com a equipe de vetores e agentes de saúde em todo município. Nesta sexta-feira, foi realizado no Planalto do Sul”, pontua o Executivo.

Foto: Cedida - Santo Anastácio distribui pulseiras repelentes aos suspeitos notificados

Foto: Cedida - Com apenas dois casos, Santo Expedito também realiza ações preventivas

Foto: Cedida - Teodoro: Vigilância Sanitária, em suas inspeções, realiza ação de prevenção nos estabelecimentos

Cenário da dengue em cidades da região

Publicidade

Veja também