Radares de PP registram 37.608 multas de maio a agosto 

Número de infrações mensais na visão de Adauto Lúcio Cardoso é baixo, visto que, segundo ele, quinzenalmente veículos passam 8 milhões de vezes pelos radares

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 20/09/2020
Horário 05:19
Marcos Sanches: Radares começaram a funcionar oficialmente em 2 de maio deste ano
Marcos Sanches: Radares começaram a funcionar oficialmente em 2 de maio deste ano

Em abril, os 19 radares (com velocidade máxima fixada em 60 km/h) e duas lombadas eletrônicas (antes com velocidade máxima em 40 km/h, e, atualmente, fixada em 50 km/h) entraram em fase de adaptação nas ruas de Presidente Prudente. Em 2 de maio, os radares começaram oficialmente a funcionar e a multar, quando da infração de velocidade. No primeiro mês de atividades, conforme dados da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), 10.245 motoristas foram multados. Em junho o número caiu para 10.202; em julho registrou queda ainda maior, 9.578 multas; e em agosto chegou às 7.583 infrações. Um total contabilizado de 37.608 multas aplicadas desde o início da operação.

Nos quatro primeiros meses de atividade dos radares, portanto, registrou-se a queda de 26% das infrações entre maio e agosto. A diminuição, segundo o secretário da Semob, Adauto Lúcio Cardoso, está dentro do esperado, visto que, conforme o tempo, os cidadãos prudentinos e visitantes da capital do oeste paulista vão se acostumando com as novas regras de velocidade máxima nas vias urbanas.

O número de multas também não surpreende o secretário. Ele afirma que a quantidade de multas aplicadas pelos radares eletrônicos é pequena, representa 0,1% da quantidade de motoristas que passam pelos locais. Adauto informa que em Prudente estima-se haver quase 200 mil veículos, além dos quase 70 mil itinerantes que visitam diariamente a cidade, tal fluxo, representa quinzenalmente uma trafegabilidade de 8 milhões de passagens pelos radares.

“Nós fizemos um estudo e comprovamos que as pessoas têm consciência a respeito da velocidade máxima. Nas lombadas eletrônicas, apesar da velocidade atual ser de 50 km/h, constatamos que a maioria dos motoristas passam por ela abaixo dos 40 km/h”, pontua o titular da Semob.

Acidentes reduziram

Na avaliação de Adauto, além do sucesso relacionado a um número relativamente baixo de multas por mês, dados da Semob apontam, também, diminuição significativa de acidentes nas ruas e avenidas prudentinas desde o período de adaptação dos motoristas aos radares.

Dados sem os radares: em janeiro de 2020 ocorreram 303 acidentes na cidade, dos quais, 110 com vítimas e 193 sem vítimas. Em fevereiro, foram 347 acidentes, 117 com vítimas. Em março, de 289 acidentes em Prudente, 130 tiveram vítimas.

Dados com radares: Com contabilização das estatísticas até a primeira quinzena de junho, abril apresenta 115 acidentes, sendo 78 com vítimas. Maio registou 113 acidentes na capital do Oeste Paulista, dos quais 93 tiveram vítimas e 18 saíram ilesos. Já nos primeiros 15 dias de junho, 94 acidentes aconteceram e 63 pessoas foram vítimas.

Apesar dos números refletirem diminuições que transitam na faixa dos 60%, entre os três primeiros meses de 2020 e os demais contabilizados, deve-se lembrar que a pandemia e as medidas restritivas de isolamento social impostas pelo Plano São Paulo podem exercer importante influência nos dados tanto de acidentes quanto de multas, visto que, quanto mais pessoas em casa, menos pessoas no trânsito. Dados a partir da flexibilização da quarentena, quando disponibilizados, serão mais conclusivos.

 

“Nós fizemos um estudo e comprovamos que as pessoas têm consciência a respeito da velocidade máxima”
Adalto Lúcio Cardoso

 

Locais dos radares e lombadas eletrônicas em Prudente

Estrada Municipal Raimundo Maiolini, km 5,900

Avenida Tancredo Neves, nº 320

Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 460

Avenida Manoel Goulart, 2.106

Avenida da Saudade, 1.551

Avenida Manoel Goulart x Rua Hugo Miele

Avenida Brasil x Rua Nações Unidas

Avenida Manoel Goulart, 3.403

Avenida Ana Jacinta, 1.130

Avenida Washington Luiz x Rua 15 de Novembro

Avenida Alvino Gomes Teixeira, 2.899

Avenida Coronel José Soares Marcondes x Avenida Marechal Deodoro

Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2.860

Avenida Coronel José Soares Marcondes, 3.657

Avenida Miguel Damha, 225+370m

Avenida Brasil, 3.020

Avenida Manoel Goulart, 4.538

Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 6.886

Rodovia Artur Boigues Filho, km 6

Avenida Manoel Goulart, 928 (lombada eletrônica)

Avenida 14 de Setembro, 2.090 (lombada eletrônica)

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também