Rafaela Harada transforma o concreto em arte no design de móveis e decoração

SINOMAR CALMONA

Rafaela Harada, arquiteta

COLUNA - Sinomar

Data 12/09/2024
Horário 05:15

Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no interesse por materiais de construção e design sustentáveis, e o concreto tem emergido como uma escolha popular para a criação de mobiliário. A arquiteta Rafaela Harada, apaixonou-se desde a faculdade pelos resultados da combinação da robustez e da durabilidade do material com um design moderno e sofisticado, produzindo em seu ateliê @_concreta, peças criativas para mobiliário e decoração.

De onde veio sua paixão pelo concreto?
Começou na época da faculdade, estudando as construções, a parte das obras brutalistas, que tinham bastante concreto. O material aparente sempre me chamou muita atenção, então acho que na faculdade eu comecei a ter esse gosto pelo concreto.

Quais são as principais características das peças em concreto?
O mobiliário em concreto combina a robustez e durabilidade do material com um design moderno e sofisticado, tornando-o uma escolha atraente para aqueles que buscam uma estética contemporânea e ao mesmo tempo prática. O concreto é altamente resistente ao desgaste e à abrasão. Ele pode suportar o uso diário e manter sua integridade estrutural por muitos anos.

“O mobiliário em concreto combina a robustez e durabilidade do material com um design moderno e sofisticado”

Há algo que você considere único nesse material?
É um material que depois que pronto fica bem sólido. Parece que não dá para ser tão diversificado, mas você consegue transformar ele de várias formas. Acaba sendo versátil mesmo, tendo essa ambiguidade. 

Quais são suas principais inspirações na criação dessas peças? Existem artistas, arquitetos ou movimentos de design que influenciam o seu trabalho? 
Como arquiteta sempre gostei bastante do movimento do brutalismo, agora uma onda da parte industrial também tem tido bastante destaque, acho que são inspirações. Na época da faculdade também gostei muito da Lina Bo Bardi, eu adorava a construção do Masp, a casa de vidro dela, sempre me inspirei bastante nisso e hoje em dia tem outros estúdios que trabalham com esse material também, que eu costumo buscar referência, acho que é por aí. 

Como é o processo criativo de desenvolvimento de uma nova peça, de mobiliário ou de decoração em concreto? 
Na minha elaboração com as peças que eu produzo, sempre acabo partindo do desenho, então um rabisco, um esboço de alguma ideia e acabo desenvolvendo para algo maior, para fazer os testes, quando é algo vindo de algum cliente a gente sempre conversa para entender o que a pessoa está buscando naquela peça e a partir sempre do desenho começa a criação.

Como você descreveria suas peças em concreto? 
Acho que uma característica forte é a durabilidade, porque é um material muito bruto, ele é forte, ele é um material que acaba sendo até rústico, mas a gente consegue refinar ele nos acabamentos. É um produto muito versátil.  O concreto pode ser moldado em uma variedade de formas e tamanhos, permitindo a criação de peças de mobiliário com designs personalizados. É possível criar mesas, bancos, bancadas e até mesmo luminárias exclusivas.
 
Você pode citar algumas peças que você desenvolve em concreto? 
Bom, aqui na Concreta eu trabalho com as peças menores, desde bandejas a peças pequenas, para uso de banheiro e outras. Tem bastante versatilidade, as bandejas, as velas e os móveis na linha de peças maiores. Agora estou entrando na parte das cubas também, tem uma parte que eu estou começando a produzir agora e está entrando no meu catálogo e estará em exibição na Mostra Morar Bem 2024.

Quais tendências você vê emergindo no design de móveis e decoração em concreto? 
A questão do material aparente ainda está muito em alta, então é uma coisa que tem ficado sempre em evidência e tem algumas outras que acabam voltando, tipo granelite é uma coisa que a gente tem visto bastante também e acho que explorar algumas outras cores também, tons mais terrosos, acho que está bastante relevante. 

Como você se mantém atualizada em relação a essas tendências do concreto? 
Gosto sempre de procurar referências aqui dentro do Brasil também e referências internacionais que trabalham nesse mesmo ramo.

Como as pessoas reagem às peças feitas em concreto? 
Bom, acho que tem uma reação que acontece bastante, concreto parece que é um material muito pesado, mas as peças que eu procuro produzir tem sempre uma leveza, então às vezes as pessoas se surpreendem do material ser pesado, mas a peça acabar ficando leve de certa forma, então isso acaba sendo um ponto positivo dentro da produção. 

Onde suas peças são produzidas e vendidas? 
Tenho um estúdio para essa produção em minha casa. A venda das peças é feita em loja física na Rua Dr. Francisco Morato de Oliveira, 330, ou no e-commerce pelo nosso site www.concretastore.com.br ou no Instagram @_concreta.

“O concreto pode ser moldado em uma variedade de formas e tamanhos, permitindo a criação de peças de mobiliário com designs personalizados”

RAPIDINHAS
...
Hoje é o Dia do Técnico Têxtil. Amanhã, Dia do Agrônomo.
...
Família Oliveira comemora os 39 anos da Artegesso São Francisco, uma referência da cidade!
...
Fazem falta as crônicas e poesias do “Grilo Falante”. Saudades, Soller!
...
Gabriel Garcia, o guia de Jerusa Geber dos Santos, que conquistou o ouro nos Jogos Paralimpicos, é natural de Presidente Prudente, atleta revelado no projeto de atletismo do ex-medalhista, André Domingos.
....
Ele também esteve nas Olimpíadas. Disputou o revezamento 4 x 100 masculino. Seu time terminou em sexto lugar na bateria.
...
Setembro Amarelo: Especialistas reconhecem que a questão do suicídio precisa ser urgentemente discutida, para que vidas possam ser salvas.
...
Semana continuará com temperaturas elevadas no oeste paulista, prevê o Unoeste Clima.
...
A presença de um bloqueio atmosférico continuará promovendo o tempo seco e com temperaturas elevadas no oeste paulista.
...
Entre sábado e domingo, haverá leve redução das temperaturas devido à chegada de uma frente fria. No entanto, essa frente fria não irá avançar muito pelo Estado, tendo maior atuação nas cidades próximas ao Paraná, adiantou o Unoeste Clima.
...
Ponto final: E já dizia um grande sábio: se quiser ver alguma mudança nesse mundo, comece por você mesmo.


 

Publicidade

Veja também