Rancharia oferece serviço de reabilitação pós-Covid

Até o momento, 12 pacientes foram beneficiados; Prefeitura prevê instalar uma unidade fixa para atendimentos de fisioterapia a este público

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/08/2021
Horário 15:26
Foto: Reprodução
Esquema mostra sequência de serviços oferecidos para reabilitação pós-Covid
Esquema mostra sequência de serviços oferecidos para reabilitação pós-Covid

Esforço conjunto de órgãos municipais da Saúde e Assistência Social de Rancharia oferece aos pacientes recuperados da Covid-19 vários serviços de reabilitação. Alguns deles voltaram a fazer atividades básicas como andar e falar com a ajuda dos profissionais. Até o momento, 12 munícipes já foram atendidos. A Prefeitura ainda pretende instalar em breve um Centro de Reabilitação Pós-Covid para abrigar os serviços de fisioterapia, que, por enquanto, têm sido feitos na casa dos pacientes.

Segundo a diretora de enfermagem Mariana Maniezo, ao receber alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) hospitalar, o paciente passa para o setor de Saúde da Família da UBS (Unidade Básica de Saúde) da qual ele faz parte. Na primeira consulta em domicílio, segundo a necessidade de cada um, pode haver o encaminhamento para fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e outras especialidades.

São oferecidos também os serviços da assistência social municipal como Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). No estágio final do tratamento, o paciente pode ser encaminhado para a Academia da Saúde, onde participa e é orientado na prática de atividades físicas (veja esquema na foto).

Entre os que já receberam esse atendimento, uma delas é Aparecida de Oliveira Miranda, que descobriu que estava com Covid-19 em junho deste ano, foi internada, logo em seguida entubada e permaneceu nessa condição por sete dias. Quando saiu do hospital, não andava e nem falava. "Esse trabalho me ajudou muito, muito mesmo. Se não fosse por esse serviço, eu estaria na cama até hoje", ressalta.  Ela ainda está no processo de recuperação, mas já voltou a andar e falar.  

Publicidade

Veja também