Razões da esperança

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 28/08/2022
Horário 05:00

“Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver”, disse dom Hélder Câmara. De algum modo precisamos tomar consciência da razão de viver. O apóstolo São Pedro chama à responsabilidade existencial e cristã: “Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito” (1 Pd 3,15).
Se faço o bem, deve ser pela justiça que há nele, não pela publicidade, nem pelo comportamento de fachada, nem por uma ocasião que poderá me trazer benefícios posteriores (como mero marketing existencial-pessoal). Agora, sem treinar nem alimentar a bondade interior não atuaremos de forma sempre boa e propositiva. Estranho pensar que alguns se esforçam por ser como outros apenas pelas aparências. Uma conquista material ou de poder pode nos atrair e nos impulsionar a agir assim ou assado, mas cada qual tem a própria vida. As convicções, os costumes e o empenho é sempre algo pessoal. Vejamos o exemplo dos esportes coletivos. Cada um deve empenhar-se. Todos devem empenhar-se; como o lema dos três mosqueteiros “um por todos e todos por um”.
O indivíduo se empenha como se tudo dependesse apenas dele, sem ser egoísta; atua como se tudo dependesse de todos, sem se furtar de fazer a sua própria parte. Agimos individualmente bem para que o coletivo seja bom. Um time de futebol não pode ser refém de único jogador. Um lance individual poderá desequilibrar o resultado, mas sem o time todo atuando minimamente ajustado no ideal e nas orientações, seria um fracasso. Num campeonato de futebol, um jogador não perde sozinho assim como um jogador não ganha sozinho.
Se não sei o motivo pelo qual faço as coisas, como poderei perseverar nelas? Como poderei dizer aos outros (seja por palavras, seja por ações) aquilo que me faz fazer as coisas? Como posso conquistar alguém sem ter convicção das minhas qualidades? Posso fazer pouco, mas é bom saber o valor do pouco feito. Meu testemunho é fruto das minhas mais íntimas e profundas convicções. Assim, estejamos prontos a dar a quem nos pedir as razões de nossa fé e esperança. Somente a esperança nos lança para a frente, com ganas de viver, de sorrir e de sonhar. Com a força da luz, não com o medo das trevas. A vida é uma verdadeira passagem, uma travessia que precisa valer a pena. Reunindo muitos motivos, recordando compromissos, abraçando com amor o novo dia. Que maravilha estar vivo e poder recomeçar! Por tudo, obrigado, Senhor!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também