Reabertura do comércio

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 18/04/2021
Horário 04:18

É o sopro de esperança especialmente para os pequenos varejistas. Esta coluna já trouxe em edições anteriores que o comércio aberto é a sobrevida para a economia de toda a nossa região. As novas medidas governamentais que permitem retorno das atividades econômicas, ainda que em horários mais restritos, trarão mais alívio para empresários, trabalhadores do comércio e toda a população. 
 

Responsabilidade de todos

Está em nossas mãos mantermos os cuidados preventivos, higienização das mãos, uso de máscara e, principalmente, se possível uma pessoa de cada família seguindo às compras. Por todos nós.
 

100 dias de prefeitos

O balanço dos 100 primeiros dias de mandatos de prefeitos da região de Prudente tem herança de gestões anteriores, combate à pandemia, impacto na arrecadação de impostos.
 

Revelações em Pirapozinho

O prefeito Valdir Assef (MDB), detalhou para a população, por meio das redes sociais, os principais pontos dos seus 100 primeiros dias. Ele explicou que, ao contrário do que muitos pensavam, a realidade do orçamento não vinculado do município (para utilização sem fim específico) é diferente do que grande parte da população acreditava que a cidade teria. Assef revelou ainda uma grande perda de receita, com a diminuição do valor recolhido de ISS (Imposto sobre Serviço), causado por mudança de uma empresa de grande porte para outro município, por falta de apoio da gestão anterior.
 

Perda de quase R$ 1 MI no orçamento

Segundo Assef, ainda, com a perda desta receita foi necessário realizar cortes de gastos, para manter as contas municipais e garantir investimentos em saúde e educação, tão fundamentais agora.

Balanço em Sandovalina

Outra cidade que fez o balanço dos 100 dias de mandato é a Sandovalina. Chicão Mendes (PTB), prefeito da cidade, destacou a situação difícil que encontrou no início de seu mandato, especialmente com o sucateamento da frota municipal. Nestes primeiros 100 dias, o Executivo destaca que foram investidos esforços para manutenção de estradas rurais, revitalização de prédios públicos, legalização fundiária do município e a conclusão das obras do aterro sanitário.
 

1 ano da primeira cura

Nesta semana, completou um ano do registro comovente no HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente. Patrícia Ferreira Lopes foi a primeira paciente diagnosticada com a Covid-19 na unidade, a receber alta. Sob aplausos da equipe médica, a moradora de Tarabai deixou a unidade hospitalar. A imagem da paciente é memorável e trouxe esperança para famílias que acompanhavam o avanço da Covid-19, e, de lá para cá, multiplicaram cenas como esta na saída de unidades hospitalares da região. Um ano depois, nossa eterna gratidão aos profissionais de saúde que, incansavelmente, há mais de um ano estão na linha de frente do combate à pandemia.
 

Combate a covid-19 em Pirapozinho

Para ajudar nos trabalhos de desinfecção e sanitização de ambientes compartilhados, a administração municipal adquiriu novos equipamentos para ajudar na sanitização de ambientes contra a doença. Segundo o coordenador do Departamento de Controle de Endemias, André Martins, esses novos equipamentos são extremamente importantes na sanitização de ambientes contra o coronavírus. Segundo o coordenador, a pulverização do produto, tem efeito de “choque” ao agir sobre as superfícies, ou seja, desabilita qualquer microrganismo após 10 minutos de contato, eliminando o poder infeccioso da Covid-19. 
 

Vacina contra a fome

A campanha está sendo realizada em vários municípios da região de Prudente. O objetivo é, se possível, cada pessoa que for aos postos de saúde para imunização contra a Covid-19, levar 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade das cidades. Claro que a doação não é obrigatória, mas contribuirá e muito para quem tanto necessita.

Publicidade

Veja também