Reações à vacina

José Vicente

COLUNA - José Vicente

Data 24/11/2021
Horário 03:33

Algumas pessoas que tomaram a vacina de reforço, Pfizer, em Indiana, estão relatando que sentiram vários tipos de reações, o que não ocorreu com a primeira e segunda doses da Coronavac ou Astrazeneca. Nos primeiros dias, logo após serem vacinados, alguns indianenses afirmaram ter sentido muita dor no braço, e posteriormente, uma coceira com vermelhidão durante vários dias. Mas não passou disso, o que preocupa mesmo é ficar sem tomar a dose de reforço, tão necessária para a segurança da população.

ALERTA AOS MOTORISTAS
Aos motoristas que pretendem viajar nas férias é bom atentar para as normas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e um dos itens que podem ser esquecidos é exatamente quanto aos veículos novos. O veículo novo adquirido entre 26 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021 deve ser registrado e licenciado até 31 de dezembro de 2021. Também a transferência de propriedade do veículo comprado no mesmo período deve ser efetuada até dia 31 de dezembro de 2021. Assim, proprietários de veículos devem estar atentos, para não serem surpreendidos pela fiscalização nas rodovias.

PRAZO PARA RENOVAÇÃO DE CNH
Importante lembrar aos motoristas que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) teve os prazos restabelecidos, para efeito de renovação, ao contrário do que chegou a ser divulgado que os prazos seriam prorrogados. Assim, a CNH com vencimento em março e abril de 2020 tem até 30 de dezembro de 2021 para renovação. Fora desse prazo o motorista pode ser multado e ficar impedido de dirigir.

DE PRUDENTE PARA BAURU
A Junta de Serviço Militar de Indiana (070) passa a ser tecnicamente subordinada ao Posto de Recrutamento e Mobilização 02-002, em Bauru. Ocorreu ontem a desativação da 20ª Delegacia de Serviço Militar, de Presidente Prudente, através de evento, no recinto do Tiro de Guerra, com a presença do comando, delegado e secretários de Juntas. As 40 Juntas de Serviço Militar que faziam parte da 20ª Delegacia seguem normalmente com suas atividades subordinadas administrativamente às prefeituras, mas ligadas doravante ao Posto de Recrutamento e Mobilização de Bauru.

HOMENAGEM
Em sessão solene, a Câmara Municipal de Martinópolis fez a entrega do Diploma de Policial Militar Padrão do Ano, Bombeiro Padrão do Ano, Policial Civil Padrão do Ano, Diploma de ASP e AEVP Padrão do Ano e Título de Servidor Público Municipal Padrão aos policiais que fizeram jus à honraria. Foram homenageados o cabo da PM, Maria Ana dos Santos, cabo PM Claudio Aparecido Alves, Maria Lúcia Coelho Gomes Neves de Oliveira (policial civil), Aécio Inácio dos Santos (ASP), Leonardo Pinheiro de Carvalho, agente de escolta e vigilância penitenciária, sendo também vereador, eleito na última eleição, em Indiana, e Bruno da Silva Manrique Canisares, servidor público municipal. O evento ocorreu dia 18 de novembro, as 20h, no Plenário Theodomiro Viana de Freitas.

ENTULHOS NAS RUAS
Os entulhos expostos nas ruas e avenidas de Indiana chegam a causar indignação e seria bom que voltassem as caçambas, para que as pessoas que fazem construções ou reformas utilizassem as mesmas para acondicionar os restos dessas obras. São entulhos que enfeiam a cidade e atrapalham o tráfego de veículos. O município tem o Código de Postura, aprovado pela Câmara Municipal, e consta a obrigatoriedade do uso das caçambas ou multas para aqueles que jogam restos de construções nas vias públicas. A situação é tão caótica que existem quadras com vários montes de entulhos, o que sobrecarrega o poder público no trabalho de limpeza.

HOMENAGEM AO MAIS IDOSO
A Câmara Municipal de Indiana aprovou o Decreto 09/2021, que dispõe sobre a concessão de título de cidadão indianense ao senhor Manoel Pereira de Carvalho, pessoa mais idosa do município. A honraria outorgada é o reconhecimento por relevantes serviços prestados à comunidade. Manoel Pereira de Carvalho, conhecido popularmente por Mané Furquia, é mineiro de São João do Paraiso, onde nasceu em 26 de janeiro de 1925. Com 18 anos deixou sua terra e foi para Rancharia, tendo trabalhado na lavoura, olaria e no Matarazzo de Presidente Prudente. Em Indiana trabalhou também em olarias, lavouras e na Prefeitura, tendo aposentado em 1981. Mané Furquia tem sete filhos, 21 netos, 30 bisnetos e 12 trinetos. É viúvo da senhora Nair Sobral, com quem teve os filhos Maria Aparecida, Joel, João Carlos, Sebastiana, Maria Elizabeth, José Carlos e Ângela Clara. Em janeiro Manoel vai completar 97 anos de idade, uma vitória sem dúvida.

EM TEMPO
Algumas bicicletas motorizadas pilotadas por adolescentes viraram preocupação em Indiana. Menores não respeitam as normas de trânsito, desenvolvem velocidade incompatível com as leis, não possuem sinalização nenhuma, o que pode acarretar acidentes. Na semana passada, um ciclista foi atropelado no acesso próximo ao trevo e morreu antes de chegar ao hospital. O motorista reclamou da falta de sinalização da bicicleta.

Publicidade

Veja também