Recapeamento

Turismo religioso

COLUNA - Turismo religioso

Data 12/10/2021
Horário 04:20

O prefeito do município Nenê Betio também está envidando esforços no sentido de dotar a cidade de mais segurança no trânsito, em especial com a chegada de turistas das mais diferentes partes do país. Com o intuito de reforçar a segurança da principal avenida, a Barão do Rio Branco, foram executados os serviços de recapeamento daquela artéria. Para não prejudicar o fluxo de veículos os serviços foram feitos em duas etapas. Primeiro foi recapeado um lado da avenida e depois um outro. O prefeito certamente está também preparando Santo Expedito para quando retornar oficialmente com toda força, o grande movimento de fiéis e romeiros que vem a cidade, para orar e agradecer pelas graças alcançadas.

 

Justificando

A justifica se prende pelo fato de que se trata de uma pequena cidade, mas que quando aqui chegam os turistas pelo período de festas a população flutuante chega a ser até 20 vezes mais que a fixa. Esse período é que existe uma maior preocupação por parte das autoridades. Na realidade, romeiros já estão chegando ao município, já que os casos da Covid-19 estão diminuindo com a vacinação. Mesmo assim, as autoridades municipais da saúde estão cobrando o cumprimento mínimo dos protocolos e, segundo padre Umberto, pelo menos os que aqui chegam como fiéis e romeiros, todos estão usando máscaras e se preocupando com a higienização das mãos. Além do material disponibilizado pelas autoridades, muitos trazem seus frascos de álcool em gel.

 

Responsabilidade

O padre Umberto alega que todos os fiéis que chegam a Santo Expedito neste período têm demonstrado essa preocupação para que sejam feitas ações que demonstrem que todos estejam colaborando para a prevenção da Covid-19. A comissão responsável pelos trabalhos de receber os romeiros e devotos, da mesma forma tem divulgado nas missas, jornais e até mesmo pelas redes sociais orientações para se prevenir desse vírus.

 

Faltam três dias

Todos em Santo Expedito estão preocupados com a chegada do dia 15, que é quando encerram-se as votações virtuais para o concurso TOP Destino Turístico e o município incluído como MIT está concorrendo no segmento turístico. No final do mês serão anunciados os vencedores.

 

Como votar

Para votar em Santo Expedito basta acessar o link “www.votetop.com.br/cidade/santoexpedito” e seguir as orientações da tela. Vote e peça para seus amigos e familiares colaborarem com este trabalho em favor de Santo Expedito.

 

Turismo religioso

São atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou de credo.

 

A coluna

Como se aproxima o prazo para a votação, esta coluna sempre se posicionou e se abriu para essa campanha, razão pela qual teremos apenas estas edições como sendo a última, até o dia 15 de outubro prazo máximo para as votações e, tudo pela internet. 

 

Organizadores

O prêmio TOP Destinos Turísticos é uma iniciativa da ADVB e SKAL e é feita em votação aberta para todo o mundo através do público em geral o que é feita pela internet. Todos podem votar e escolher a sua cidade.

 

Religioso

Santo Expedito concorre na categoria Turismo Religioso, pois na realidade tem um grande trabalho de dar enfoque ao turismo religioso, quando recebe, mesmo em época de pandemia um grande número de fiéis e devotos de várias partes do estado.

 

Atrativos

O município de Santo Expedito titularizado como Município de Interesse Turístico no segmento religioso possui dentre seus principais atrativos turísticos, o Santuário Diocesano de Santo Expedito com 10 mil m² de construção, a Igreja Matriz de Santo Expedito com 68 anos de existência e a gruta de Santo Expedito. Durante o ano são realizados eventos religiosos como a Romaria de Cavaleiros de Santo Expedito com 23 anos de tradição, Moto Romaria, Pedal da Fé, Bênção dos Carros Antigos, Festa Maior, Festa anual do Padroeiro Santo Expedito que chega a receber mais de 60 mil turistas e romeiros, Caminhada da Fé, Pegadas do Amor e a Tradicional Festa do Milho. Além de outros eventos tradicionais da cidade.

 

Nenê Betio

O prefeito Nenê Betio é um grande apoiador das ações para se propagar Santo Expedito e está sempre atento aos trabalhos do Comtur e das ações do Pe. Umberto Bastos, Reitor do Santuário de Santo Expedito.

 

Fé em trovas

Romeiros, devotos e fiéis

Pedimos de coração

Votem em Santo Expedito

Seu santo de devoção.

 (José Costa)

 

Foto: (Cedida) - Obras de recapeamento

Publicidade

Veja também