Receitas Especiais para os dias frios

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 01/08/2018
Horário 09:00
Cedida
Cedida

Bolo de Farinha de Milho

Ingredientes: ½  xícara (chá) de óleo, 1 ½ xícara (chá) de leite, 1 ½ xícara (chá) de farinha de milho, 2 xícaras (chá) de açúcar, 4 ovos, 1 colher (sopa) de fermento em pó, ½ xícara (chá) de coco ralado, ½ xícara (chá) de queijo ralado.

Preparo: Bater no liquidificador o óleo, o leite, os ovos. Acrescentar a farinha de milho, o açúcar, o coco, o queijo, o fermento. Bater bem. Colocar em forma de anel, untada com margarina e açúcar cristal. Forno médio, +ou – 45 minutos. Este bolo não contém glúten.

Bombocado de Fubá

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de leite, 2 xícaras (chá) de leite de coco, 1 colher (sobremesa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de fubá, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 4 ovos.

Preparo: Junte os ingredientes pela ordem, bata-os no liquidificador e leve para assar. Sirva frio, cortado em losangos.

É tempo de PINHÃO

É um alimento do grupo dos energéticos, por seu alto teor de carboidratos. Semente comestível dos frutos do pinheiro araucária (pinhas), nativo do sul do Brasil, desde o Paraná até o Rio Grande do Sul. Essas sementes estão grudadas no estróbilo (pinha) que com  o amadurecimento desprendem-se do pinheiro quando são colhidas para o consumo. A polpa do pinhão é muito saborosa. É consumida cozida com água e sal, assada no calor de brasas sobre chapas de metal ou grelhas. Pode ser transformado em pasta e preparado como doce.

Nhoque de Pinhão

Ingredientes: 500 g de batata inglesa, 1 ovo, 2 colheres (sopa) rasa de manteiga, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, sal, 2 xícaras (chá) de pinhão cozido, descascado e moído (200 g).

Preparo: Cozinhe as batatas e amasse-as bem e deixe esfriar. Cozinhe os pinhões até que as pontas das cascas comecem a abrir. Descasque os pinhões e passe-os no processador. Adicione os pinhões moídos às batatas já frias, e acrescente o ovo, a manteiga, a farinha de trigo e o sal. Trabalhe a massa, faça rolos, corte os nhoques, coloque-os na água fervente até subirem. Sirva com molho de tomate e queijo ralado.

Pinhão Refogado

Ingredientes: 500 g de pinhão cozido e descascado, 1 xícara (chá) de bacon, cortado em cubinhos, 1 cebola, 2 tomates maduros, 1 pimentão vermelho pequeno, salsa e cebolinha picadas, à vontade, 1 colher (chá) de orégano, sal.

Preparo: Corte os pinhões em 2 ou 3 pedaços. Frite o bacon e refogue com os temperos, exceto salsa e cebolinha. Leve ao fogo por alguns minutos e complete com os temperos verdes.

Bolo de Pinhão

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de pinhão cozido e moído, 150 g de manteiga sem sal, 1 lata de leite condensado, 4 gemas, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 4 claras batidas em neve, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de sal, açúcar a gosto.

Preparo: Bata a manteiga até obter um creme. Adicione o leite condensado e continue a bater. Junte as gemas, uma a uma. Misture o sal e, depois, o pinhão. Junte a farinha e o fermento, mexa e por último, acrescente as claras. Despeje a massa em assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno moderado por 30 a 40 minutos.

nutrição

Abacate

Nativo das Américas, ele sempre foi conhecido por suas altas doses de potássio, mineral que atua nos músculos. Mas também é uma ótima pedida para quem deseja manter as taxas de colesterol em ordem, quando é consumido in natura.

Essa fruta ainda possui a vantagem de aliviar o estresse depois de um dia de trabalho. Também protege o fígado dos males como a hepatite. Por outro lado, o abacate é bastante calórico. Por isso, atenção: se não for consumido com parcimônia, ele pode fazer o ponteiro da balança subir.

Rico em gorduras monoinsaturadas, previne o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, no sangue. E mantém as taxas de HDL, a versão boa da molécula. 100g. da fruta ( ¼  de abacate grande) possui 160 calorias.

Mas há ainda mais componentes dentro dessa fruta poderosa que você precisa saber:

Vitamina K: Melhora a coagulação sanguínea e auxilia na saúde dos ossos.

Vitamina C: Rica em antioxidantes, que protegem o corpo contra os radicais livres, que causam problemas de saúde como doenças cardíacas e câncer.

Vitamina B6: Promove a saúde do sistema imunológico, a função do sistema nervoso e formação de células vermelhas do sangue.

Vitamina E: Ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e aumentar a função imunológica. É também um bom antioxidante.

Magnésio: Importante para a função muscular e do sistema nervoso, além de regular o açúcar no sangue.

Potássio: Auxilia na síntese de proteínas (construção muscular) e também é ótimo para reduzir o inchaço .

Fibras: Promovem a saúde do intestino, estabilizam o açúcar no sangue (o que ajuda a controlar o apetite e mantê-lo satisfeito durante mais tempo) e é útil para a manutenção de um peso corporal saudável.

Publicidade

Veja também