Recomeço consciente

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 12/07/2020
Horário 04:35

A notícia mais aguardada das últimas semanas chegou na sexta-feira e trouxe ânimo e sensação de recomeço. A oportunidade para que pudéssemos retomar a economia traz alívio para empresários e profissionais de comércio e serviço do oeste paulista. Um recomeço importante e que deve ser conduzido de forma consciente entre a população. Está nas mãos dela o sucesso para mantermos a retomada da economia, pois se voltarmos a ver cenas de aglomerações que observamos anteriormente, podemos colocar em xeque nossa capacidade de retomarmos as atividades econômicas sem impactarmos os sistemas de saúde público e suplementar.

Fechado para desinfecção

A unidade do posto de saúde central de Pirapozinho ficou fechada na sexta-feira para desinfecção e esterilização de materiais. Segundo a coluna apurou com a Prefeitura da cidade, o serviço já estava programado em virtude da alta circulação de pessoas na unidade. A Assessoria de Imprensa nos informou que a unidade tem vários serviços como fornecimento de remédios, vacinação, entre outros. O grande de número de pessoas que passa por lá requer "uma desinfecção e higienização mais invasiva nas instalações".

Profissionais contaminados

Questionada pela coluna se os trabalhos de desinfecção têm relação direta com o número de profissionais de saúde que atuam no posto central contaminados com a doença, a Prefeitura disse que há sim funcionários da unidade que testaram positivo para a Covid-19, e que todos já estão curados, "sem sintomas, complementando o período de 14 dias de quarentena", e que os trabalhos de higienização já estavam programados e não têm relação com profissionais infectados. Profissionais de saúde da cidade informaram à coluna que são cinco profissionais com a confirmação da doença, sendo três da unidade de saúde central.

Conscientização coletiva

Nesta semana recebemos o relato de um morador que estava na fila da unidade de saúde central de Pirapozinho, quando ouviu uma pessoa que também aguardava atendimento contar que a sua esposa estava há cinco dias internada para tratamento da Covid-19. As autoridades de saúde recomendam que quem teve contato com pacientes infectados com a doença fique em isolamento social. Podemos dizer que em tempos de pandemia, este é um simples pensamento coletivo em prol de toda a comunidade em que estamos inseridos. Quem convive com pacientes em tratamento com a doença deve ser monitorado e acompanhado por profissionais de saúde e, de preferência, precisa evitar circulação em locais com grande fluxo de pessoas. Isso ajuda a diminuir a velocidade de propagação do vírus, já que sabemos que muitas pessoas são assintomáticas e podem transmitir a doença sem saber que estão infectadas.

Concurso de desenho

Seguem até o dia 20 de julho, em Sandovalina, as inscrições para o concurso de desenho "Em tempos de pandemia". O objetivo é incentivar alunos a promover reflexões sobre a realidade social e emocional que estamos experimentando. Mais informações na página da Prefeitura no Facebook.

Ação da polícia

A coluna parabeniza a ação da Polícia Civil de Pirapozinho, que tem atuado fortemente no combate ao tráfico de drogas. Nesta semana, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Uma ação conjunta com o Estado do Paraná.

Aquele abraço

Encerramos a coluna de hoje homenageando o jornalista Marcelo Pereira, apresentador da TV Fronteira. Natural de São Caetano do Sul, nosso ABC paulista, meu ABC querido. Ele já mostrou que tem bordões interessantes e ganhou fãs em toda a região. Bora então, nos despedimos da coluna de hoje, com o jeito de ser Marcelo Pereira, com aquele abraço! “Tamo junto”, se puder, fique em casa. Sucesso Marcelo. E você, leitor, vai para as ruas aproveitar a reabertura do comércio, máscara, álcool em gel e calma, sem aglomerações.

Publicidade

Veja também