Redação Fuvest

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 13/02/2020
Horário 05:10

A Fuvest, vestibular mais disputado do Brasil contou com 32.178 candidatos na disputa de 8.362 vagas para os cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo). A prova de redação é a que mais preocupa aos candidatos pelo seu caráter decisivo. Este ano o tema foi: “O papel da ciência no mundo contemporâneo”. A Fuvest manteve assim seu estilo polêmico oferecendo margem de abordagens ao esse tema universal. Ofereceu possibilidade de abordagem em abrangência nacional e também internacional. Os alunos puderam mostrar capacidade de análise e senso crítico no paradoxo do mundo contemporâneo em que a ciência oferece grandes descobertas que beneficiam a humanidade e também o seu oposto.

O conflito entre a ética e a ciência foi o foco básico do tema em questão e os alunos preparados, com certeza, abarcaram-no com propriedade, pois puderam mostrar que a ciência gerou a tecnologia, e esta permitiu ao homem desenvolver máquinas capazes de solucionar problemas e criar problemas. Assim, seria importante a abordagem de que a ciência é importantíssima para a humanidade, mas se for transformada em “ciência-ídolo” sem sensatez e senso crítico pode produzir os piores desastres.

Dados para a confirmação da tese são sempre necessários nas dissertações como o efeito da tecnologia no meio ambiente, o desenvolvimento da inteligência artificial, o Transumanismo que visa transformar a humanidade com a manipulação genética. Também seria interessante a citação de teorias conspiratórias contra o que a ciência beneficia a humanidade como, por exemplo, o movimento antivacinas.  O senso crítico do candidato frente a esses avanços constitui o pilar básico de uma boa argumentação.  

Enfim, o tema da Fuvest é “aberto” e não surpreendeu. Como professora de redação, estou satisfeita, porque os alunos analisaram e desenvolveram o tema tecnologia em todas as dimensões, por consequência:  sucesso garantido. E viva a compensação dos estudantes, às vezes, triturados por avaliações que não avaliam de forma adequada que possibilite mostrar os resultados dos seus estudos. O tema da Fuvest facultou a compensação dos esforços dos alunos de todo o Brasil.

Publicidade

Veja também