Redescoberto na região e ameaçado de extinção, mico-leão-preto é celebrado com programação especial neste mês

Instituto de Pesquisas Ecológicas promove série de atividades em Teodoro Sampaio para conscientizar sobre conservação da espécie, que ocorre principalmente no Pontal do Paranapanema

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/02/2024
Horário 17:23
Foto: Gabriela Cabral Rezende/IPÊ
Em 1970, mico-leão-preto foi redescoberto na região do Pontal após espécie ser considerada extinta
Em 1970, mico-leão-preto foi redescoberto na região do Pontal após espécie ser considerada extinta

De 26 de fevereiro a 3 de março, o município de Teodoro Sampaio terá uma programação intensa para celebrar a Semana do Mico-leão-preto, que desde 2018 conta com um dia nacional dedicado a ele: 29 de fevereiro (em anos bissextos) e 28 de fevereiro (nos demais), via portaria nº 4, de 17 de setembro de 2018, do Ministério do Meio Ambiente.

“Essa data é importante porque dá visibilidade a uma espécie ameaçada de extinção que ocorre apenas no Estado de São Paulo. Essa também é uma forma de chamarmos a atenção para os desafios e os avanços das medidas de conservação, tanto voltados à espécie quanto ao habitat, a Mata Atlântica onde ele vive”, pontua Gabriela Rezende, coordenadora do Programa de Conservação do Mico-leão-preto, uma iniciativa do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas).

Por cerca de 70 anos, a espécie chegou a ser considerada extinta. Em 1970, o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) foi redescoberto na região do Pontal do Paranapanema. Em 2003, entrou na lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), como criticamente ameaçada, e em 2008, após 24 anos de ações voltadas à sua conservação, passou para em perigo. Os esforços pela conservação aliam pesquisas sobre a espécie, manejo das populações, proteção e restauração do habitat, e educação ambiental.

A programação da Semana do Mico-leão-preto terá como eixo principal uma contação de histórias, intitulada "Causos da Floresta: caminhos trilhados nos 40 anos da conservação do mico-leão-preto", pelo personagem Sebastião dos Santos. "Tião" é um agricultor nascido e criado na região do Pontal e estará lá para contar seus causos sobre as mudanças que ele pode presenciar na região em seus 76 anos de vida.

Entre os dias 26 e 29 de fevereiro, mais de 100 alunos, em especial da rede pública de ensino de Teodoro Sampaio, vão participar de uma série de atividades no Parque Estadual do Morro do Diabo. “Mobilizar os jovens do sexto ao nono ano em atividades que contam a história da conservação de uma espécie, que ocorre principalmente nessa região, e ao mesmo tempo conectá-la à história local é uma forma de mostrar que os avanços obtidos desde então são de todos nós e como é importante eles também se apropriarem desse conhecimento. Por mais que o projeto tenha como foco o mico-leão-preto, muitas das medidas implementadas beneficiam uma série de outras espécies, bem como nós mesmos enquanto espécie humana”, pontua Vinícius Alves, educador ambiental do programa.

A comemoração da Semana do Mico-leão-preto será concluída em 3 de março, com programação voltada para toda a família na Praça Antônio Evangelista da Silva, 1.544 (praça da Prefeitura), em Teodoro Sampaio. A programação inclui contação de histórias das 9h às 10h e distribuição de mudas da Mata Atlântica a partir das 10h.

Programação completa

Na segunda-feira, dia 26, a programação terá início com a visita de alunos da Escola Estadual Salvador Moreno Munhoz ao Parque Estadual Morro do Diabo. Lá os alunos vão conferir uma contação de histórias com Sebastião dos Santos, percorrer a Trilha do Mico-leão-Preto, além de participar de outras atividades.

Na terça, dia 27, os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Teodoro Sampaio vão visitar o Parque Estadual Morro do Diabo, assistir à contação de histórias e percorrer a Trilha da Lagoa Verde.

Na quarta, dia 28, e na quinta, dia 29, alunos do sexto ao nono ano de outras duas escolas (Escola Estadual Arthur Ribeiro e Colégio Novo Millenium, respectivamente) também vão participar da programação com a contação de histórias, Trilha do Mico-leão-Preto, entre outras atividades.

Já na sexta, dia 1º, o Parque Estadual Morro do Diabo vai receber a visita de beneficiários da terceira idade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e de alunos de capoterapia, que vão participar de aula de capoeira e realizar o plantio simbólico de mudas de Mata Atlântica no local. 

No domingo, dia 3, a programação da Semana do Mico-leão-preto será concluída com a contação de história "Causos da Floresta: caminhos trilhados nos 40 anos da conservação do mico-Leão-Preto", por Sebastião dos Santos. A apresentação acontecerá das 9h às 10h, na Praça Antônio Evangelista da Silva, 1.544 (praça da Prefeitura), em Teodoro Sampaio. O IPÊ também realizará doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no local a partir das 10h.

Publicidade

Veja também