Região aplica 1,3 milhão de doses desde início de campanha de vacinação contra Covid-19

Deste total, 718.292 são referentes à primeira dose, 592.101 à segunda, 52.318 à terceira e 19.410 à dose única, conforme dados do sistema Vacivida

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/10/2021
Horário 09:50
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Novo intervalo entre doses da Pfizer contribuirá para acelerar imunização
Novo intervalo entre doses da Pfizer contribuirá para acelerar imunização

Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, formada por 53 cidades, 1.382.121 doses foram administradas desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Deste total, 718.292 são referentes à primeira dose, 592.101 à segunda, 52.318 à terceira (também chamada de dose de reforço) e 19.410 à dose única.

As informações, atualizadas às 9h01 da manhã deste sábado, foram levantadas pela reportagem junto ao sistema Vacivida, plataforma administrada pelo governo estadual.

Os dados por município podem ser consultados na tabela que acompanha este texto. Nela, estão discriminados a quantidade de aplicações da primeira e segunda doses, que se referem aos imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, bem como o total de administrações da dose única, por meio da vacina da Janssen.

Intervalo menor

Nesta semana, houve uma mudança no intervalo entre as doses da Pfizer que promete acelerar a imunização do público contemplado com este imunizante. Conforme anunciado pelo governo de São Paulo, a aplicação da segunda dose foi antecipada de 8 semanas para 21 dias em adultos acima de 18 anos. Segundo o Estado, o prazo está indicado na bula do imunizante, amplia a proteção dos já vacinados e aumenta a cobertura vacinal no território paulista.

"A Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp [Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo] estão reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular [SMS] e e-mail com informações sobre esta medida, reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades de residência e conferir a sua carteira de vacinação", informa o governo estadual.

Completa que cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá consultar sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 21 dias a partir da data da primeira dose. "E mesmo que o período já seja maior que este, também poderá tomar a segunda dose antes da data de retorno sinalizada em sua carteirinha", pontua.

Atualização diária

O Vacinômetro é alimentado diariamente com as informações do Vacivida, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19. As informações disponíveis por município são preliminares e estão sujeitas a avaliação, uma vez que as bases estão sendo constantemente avaliadas e consolidadas.

Os interessados em acompanhar o número de imunizados em suas respectivas cidades podem consultá-lo no link vacinaja.sp.gov.br/vacinometro. É válido ressaltar que os 53 municípios da 10ª RA estão distribuídos entre os GVEs (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Marília, Prudente e Presidente Venceslau

Doses aplicadas por município na 10ª Região Administrativa

.

Fonte: Vacivida/Governo do Estado de São Paulo

Veja também