Região conta com 63 locais para estoque agrícola

Do total, 53 são de propriedade da iniciativa privada, 5 são cooperativas, 4 são do governo e um é de economia mista

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 16/11/2016
Horário 08:06


A região de Presidente Prudente conta com 63 estabelecimentos para estoque de produtos agrícolas armazenáveis. Destes, 53, ou 84,12%, são de propriedade da iniciativa privada, cinco são cooperativas, quatro são do governo e um é de economia mista. É o que mostra a Pesquisa de Estoque que integra a Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e Silvicultura 2015, divulgada no fim de outubro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento, que aponta que o oeste paulista abriga 44.576 t (toneladas) de produtos, investiga 38 tipos oriundos do extrativismo vegetal e sete da silvicultura (obtida em florestas plantadas). O estudo é baseado em dados de julho a dezembro de 2015.

Jornal O Imparcial Armazém convencional da companhia é dividido em 4 pavilhões

Na pesquisa, o IBGE aborda informações sobre a distribuição espacial dos estoques e sobre as unidades onde é feita sua guarda, tendo como unidade de coleta os estabelecimentos que se dedicam à prestação de serviços de armazenagem e estocagem a seco ou que têm a guarda de produtos agropecuários ou derivados. O levantamento destaca que, dos 63 estabelecimentos existentes na região, 24 atuam na área industrial, 15 são do comércio (exceto supermercado), 13 são voltados à produção agropecuária e 11 são próprios para serviço de armazenagem.

Expõe ainda que, na região, estes 63 estabelecimentos somam uma capacidade útil de 657.925 m³ (metros cúbicos) no que diz respeito aos armazéns convencionais, estruturais e infláveis. Já os armazéns graneleiros ou granelizados, estes dispõem de capacidade útil de 136.844 toneladas. Já os silos têm capacidade útil para guarda de 82.595 toneladas.

 

Produtos estocados


Entre os produtos estocados no oeste paulista, o destaque vai para o milho em grão, com 18.136 t. O café arábica (em grão) também aparece com 2.043 t estocadas. Na seqüência, temos a soja (em grão), com 879 t, a semente de milho, com 251 t, e o feijão de cor, com 36 t. "Outros grãos", embora não especificados quais, têm forte presença com 23.231 t. Arroz (em casca), arroz beneficiado, café canephora e feijão preto constam na pesquisa com "dado numérico omitido a fim de evitar a individualização da informação". Já a semente de algodão, semente de arroz, semente de soja, trigo (em grão) e semente de trigo, estes não são armazenados na região.

 

Armazenagem em PP


A Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) contribui para o armazenamento de produtos agrícolas em Prudente. Conforme o gerente de tal empresa pública, esta vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marco Antônio Pereira, na unidade local, no km 562 da SP-270 (Rodovia Raposo Tavares), existem um armazém convencional formado por quatro pavilhões e um silo vertical com capacidade para 5 mil t. O produto mais estocado no silo é o milho de produtor, o qual paga uma tarifa por tonelada para o armazenamento. Já o armazém abriga diversos tipos de produtos, pois atende as áreas comercial, industrial, entre outras. "Temos uma equipe técnica que cuida da disposição dos grãos", destaca Marco Antônio.

 

SAIBA MAIS

ÂMBITO DA PESQUISA

A Pesquisa de Estoques investiga estabelecimentos que possuem unidade (s) armazenadora (s) – prédios ou instalações construídas ou adaptadas para armazenagem de produtos agrícolas com capacidade útil total igual ou superior a 2.000 m³ ou 1.200 t, que tenham como atividade principal comércio (exceto supermercado), indústria, serviço de armazenagem e produção agropecuária. A unidade de investigação é o estabelecimento com uma ou mais unidades armazenadoras, próprias ou não, formando um conjunto sob a mesma gerência, que se dedica à prestação de serviços de armazenagem ou que tem a guarda de produtos agropecuários vinculados à sua atividade principal (agropecuária, comércio ou indústria).

 

 
Publicidade

Veja também