Região de Prudente conta com 900 farmacêuticos e 450 farmácias

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 20/01/2016
Horário 05:17
 

Comemorado desde 1916 e instituído oficialmente em 2007, é celebrado hoje, em todo Brasil, o Dia do Farmacêutico. Classe que representa a região de Presidente Prudente com pelo menos 900 farmacêuticos e cerca de 450 farmácias. O Estado de São Paulo é considerado o de maior representatividade do país, composto por números aproximados de 60 mil farmacêuticos e 50 mil farmácias, como divulgado pela diretora regional do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo), Rosilene Martins Viel.

Segundo Rosilene, atualmente a classe pode ser considerada como "favorecida e fortalecida", sendo que esta data só agrega "as conquistas dos últimos anos", especialmente em 2015, quando entrou em vigor a Lei 13.021/14, que mudou o conceito de farmácia no Brasil. As farmácias e drogarias deixaram de ser meros estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

Além desta, o que também foi comemorado pela categoria foi o veto à MP 653/14, que, como medida provisória, pretendia mudar a recente Lei 13.021/14 para permitir a substituição do farmacêutico por outros profissionais da área, como, por exemplo, auxiliares técnicos nos estabelecimentos classificados como micro ou pequenas empresas em áreas remotas.

Sobre o piso salarial e as demais condições de trabalho, o farmacêutico da Drogaria Total, Francisco Franco Tassi, 39 anos, questiona sobre uma necessidade de melhora neste primeiro, mesmo relatando total satisfação com a profissão. "Para melhorar ainda mais poderiam aumentar os salários", menciona.

Por sua vez, a diretora Rosilene informa que todos os anos o Sindicato nos Farmacêuticos no Estado de São Paulo realiza uma reunião com todos os membros representantes das comarcas regionais, momento em que são debatidas as questões trabalhistas, inclusive o piso salarial. A reunião, segundo ela, ocorre no mês de abril.

De acordo com o professor universitário, farmacêutico e conselheiro do CRF-SP, Adriano Falvo, 42 anos, a classe farmacêutica conta com estabilidade por "diversos fatores", tanto os mencionados quanto "as modificações estruturais" dos estabelecimentos comerciais. "Atualmente o posicionamento das farmácias atende especialmente os objetivos do setor, que é prestar um serviço de cuidador, orientador e de acompanhamento", observa.

Adriano aprova a exaltação da data e a associa como "uma vitrine" para as "amplas conquistas", especialmente na questão econômica e social, uma vez que, ao acompanhar o aumento da expectativa de vida, o serviço driblou a crise econômica e passou a oferecer "com ainda mais evidência", a condição de ofertas e amplitude de atenção. "As características da farmácia e do farmacêutico mudaram positivamente", considera.
Publicidade

Veja também