Região dobra número de cidades no Mapa do Turismo

No último levantamento divulgado pelo governo federal, 16 municípios da 10ª RA do Estado estão inclusos, 8 a mais que antes

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 22/09/2017
Horário 12:53

Aos olhos do Ministério do Turismo, a região teve 100% de aproveitamento, uma vez que duplicou de 8 para 16, o número de municípios listados no Mapa do Turismo Brasileiro, conforme divulgação feita pela pasta, na manhã de ontem. O instrumento destaca as cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteiam a definição de políticas públicas para o setor. Entre as cidades listadas, Presidente Prudente foi tida como líder regional, ao atingir a melhor classificação nos índices de categorização. Além da capital da Alta Sorocabana, Caiabu, Iepê, Lucélia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Panorama, Pauliceia, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Rancharia, Rosana, Salmourão, Santo Expedito, Taciba e Teodoro Sampaio também fazem parte do mapa.

Para escolher e indicar os municípios, o ministério leva em conta algumas variáveis. Feito isso, é traçada uma escala de A a E, no qual A abrange os municípios melhores catalogados, e E integra as cidades que obtiveram os menores índices. Geralmente, de acordo com o órgão, são levadas em conta características de fluxo, hospedagem, serviços oferecidos, entre outras. Na região, Prudente lidera o ranking com o índice B, seguido por Panorama, Presidente Epitácio e Rosana, com C. Os demais estão listados em D e E (veja tabela).

Para o secretário de Turismo de Prudente, Adauto Lucio Cardoso, o município é como a “cidade-mãe”, e está sempre fomentando o turismo regional. “O centenário foi um marco essencial para isso. Municípios vizinhos vieram para participar e a gente pode criar, desde o início do ano, ações práticas para o setor. Ademais, Prudente sempre será a capital do oeste paulista, oferecendo hotéis, lazer, aeroporto, entre outros”, lista. O representante da pasta também ressalta que a ideia, daqui pra frente, é verificar ações junto ao Estado, que possam fomentar o turismo ainda mais, além de ajudar os municípios da região que têm o interesse de figurar no mapa.

Como o caso de Dracena. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, João Paulo Benini, a administração está desenvolvendo um montante documental e se dedica a juntar forças e argumentos necessários para se enquadrar na lista. “Até o fim do ano iremos montar o Contur [Conselho Municipal de Turismo] para ajudar no desenvolvimento do setor. A gente acredita que Dracena tem uma veia turística inexplorada, no sentido religioso, gastronômico e, principalmente, rural”, explica. A ideia, conforme João Paulo, é que o município seja incluído no mapa no próximo ano.

O que era a vontade de Santo Expedito, no ano passado, e foi cumprido em 2017. O prefeito Ivandeci José Cabral (PMDB) ressalta que a celebração referente ao santo que leva o nome do município é o que move a principal prática de turismo regional. “Temos feito a divulgação ainda mais, de modo que o ministério começou a visualizar essa importância. Mas não paramos por aqui. Queremos ir além sempre”, completa.

Como noticiado no início do mês por O Imparcial, o governo do Estado deu sinal verde para identificar como MITs (Municípios de Interesse Turístico) mais duas cidades da região, sendo uma delas Santo Expedito e a outra Rosana. “Ao sermos reconhecidos como MIT, temos a chance de subir ainda mais o patamar e sermos Estância Estadual, viabilizando mais recursos para o turismo”, aponta Ivandeci Cabral.

 

SAIBA MAIS

Em nível nacional, em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões a integrarem o mapa. Já neste ano, são 3.285 municípios em 328 regiões turísticas. No que tange às categorias, de acordo com o Ministério do Turismo, a classificação serve para aperfeiçoar a distribuição de recursos públicos; orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios; aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão; auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é feita periodicamente; além de auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional.

 

Categorização dos municípios

Município

Região Turística

Categoria

Caiabu

Sol do Oeste

E

Iepê

Pontal Paulista

D

Lucélia

Águas do Oeste

D

Martinópolis

Sol do Oeste

D

Mirante do Paranapanema

Águas do Oeste

D

Panorama

Pontal Paulista

C

Pauliceia

Águas do Oeste

D

Pirapozinho

Águas do Oeste

D

Presidente Epitácio

Sol do Oeste

C

Presidente Prudente

Sol do Oeste

B

Rancharia

Sol do Oeste

D

Rosana

Pontal Paulista

C

Salmourão

Águas do Oeste

E

Santo Expedito

Sol do Oeste

E

Taciba

Pontal Paulista

E

Teodoro Sampaio

Pontal Paulista

D

Fonte: Ministério do Turismo

Publicidade

Veja também