Região é destaque em produção de energia renovável

Por conta de projeto em Rosana, oeste paulista se tornou o maior possuidor de fontes naturais energéticas diversificadas

REGIÃO - BIANCA SANTOS

Data 10/06/2017
Horário 12:30

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o governo estadual iniciou ontem a fase de testes das duas torres de energia eólica do Estado instaladas na área da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta, também conhecida como Porto Primavera, em Rosana. Devido ao projeto de pesquisa e desenvolvimento, a região de Presidente Prudente torna-se a área com mais formas de energias renováveis do Estado de São Paulo, assim como ocorre com 40% da Alemanha.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da empresa responsável pela obra, RTB Holding Energia, o projeto de pesquisa e desenvolvimento é fruto do contrato de cooperação técnico-científica para o andamento e instalação piloto de geração e integração de plantas eólicas e solares fotovoltaicas a usinas hidrelétricas existentes no município, projeto Aneel PD-0061-0043/2014.

Conforme informações do subsecretário de Energias Renováveis, Antonio Celso de Abreu Junior, por três anos foi analisado o comportamento do vento e feitas medições para encontrar o local ideal da instalação que requer espaço adequado à extensão das torres. “Cada uma possui 30 metros de altura e pás de 10 metros de comprimento, juntas podem gerar 800 megawatts por hora [mW/h] e atender 350 residências por ano. Elas fazem parte de um projeto desenvolvido pela Cesp [Companhia Energética de São Paulo], com o apoio da Secretaria Estadual de Energia e Mineração”, explica.

Segundo Antonio, a região próxima ao Rio Paraná apresenta condições favoráveis à instalação de torres de energia eólica, mas ainda faltam adequações por parte dos equipamentos para ser disseminada pelo restante do Estado. “A energia eólica é limpa e tem preços competitivos com a hidráulica. Desta forma, aproxima a geração distribuída aos consumidores, do mesmo modo que a solar”, destaca o subsecretário. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Energia e Mineração expõe que, ao todo, o projeto de uso complementar das energias solar e eólica à energia hidrelétrica possui 54 meses de duração e sua conclusão está prevista para agosto de 2018. “Um custo estimado de R$ 31 milhões, contabilizando o projeto de pesquisa, compra dos equipamentos, instalação e manutenção”, conta.

O presidente da RTB, Sérgio de Souza, afirma que as torres funcionarão em breve na cidade de Rosana. “As obras foram concluídas semana passada. Nos próximos 20 dias já estarão em atividade no município, agora é a fase de conexão das torres”, diz. De acordo com ele, todas as etapas, desde o projeto conceitual ao executivo, foram desenvolvidas por sua empresa e as torres têm a abrangência de 332 m², possuindo vários aspectos positivos ao município de Rosana e distrito de Primavera. “O primeiro é a fonte de energia segura e renovável, ela não polui. Em segundo, as instalações são móveis, o que significa que quando retiradas, é possível refazer toda a área utilizada. Por fim, o curto tempo de construção, menos de seis meses”, enumera.

 

Empregabilidade

A geração de empregos durante a obra e manutenção das torres também é um fator importante para a cidade. O subsecretário frisa que Rosana passa a ser uma referência para o Estado, sendo polo tecnológico do oeste paulista, deixando de ser lembrada somente por hidrelétricas. Fator lembrado pelo prefeito da cidade, Silvio Gabriel (PSD). “A criação de empregos aumenta a arrecadação e o desenvolvimento da região”, considera o chefe do Executivo.

Publicidade

Veja também