Região soma 3.334 casos de ataques de escorpião em 2023

Aumento de ocorrências em relação a 2022 é de 13,67%; diferentemente do ano passado, neste ano foi registrado um óbito por conta da picada do aracnídeo

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 17/12/2023
Horário 04:00
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Escorpião amarelo é o mais prevalente, responsável pela maioria das ocorrências e casos graves
Escorpião amarelo é o mais prevalente, responsável pela maioria das ocorrências e casos graves

Em 2023, até o momento, os ataques de escorpião na região de Presidente Prudente chegam a 3.334 casos e uma morte. Os dados são da Divisão de Zoonoses do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria Estadual de Saúde, sendo que a última atualização foi feita no dia 22 de novembro.

Até este período, foram registradas 2.142 ocorrências nos 21 municípios que englobam o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Venceslau, enquanto no GVE de Presidente Prudente, composto por 24 cidades, foram contabilizados 1.192 casos. 

No corrente ano, o número de ataques envolvendo escorpiões nos 45 municípios atendidos pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) é 13,67% maior se comparado a 2022, quando foram contabilizados 2.933 casos e nenhuma ocorrência de morte. 

Tratamento imediato

De acordo com o CVE, as altas temperaturas ao longo do ano no Estado de São Paulo tornam frequentes os ataques de escorpião. As três espécies causadoras de acidentes em humanos são a Tityus serrulatus, T. bahiensis e T. stigmurus. O escorpião amarelo (T. serrulatus) é o mais prevalente, responsável pela maioria das ocorrências e casos graves.

O órgão destaca que a maioria dos casos tem evolução benigna, enquanto as ocorrências graves e óbitos têm sido associados a acidentes pelo escorpião amarelo em crianças de até 10 anos. Desse modo, ao apresentar os primeiros sinais e sintomas de envenenamento sistêmico, este público deve receber o soro específico o mais rapidamente possível, bem como cuidados para manutenção das funções vitais.

Os demais pacientes também devem procurar um ponto estratégico ou a unidade de referência. 

O CVE indica que, na maioria dos casos, nos quais há somente quadro local, o tratamento é sintomático e consiste no alívio da dor por infiltração de anestésico sem vasoconstritor ou analgésico sistêmico. Já o tratamento específico consiste na administração do soro antiescorpiônico aos pacientes clinicamente classificados como moderados ou graves.

Prevenção de acidentes

Para evitar incidentes relacionados a picadas de escorpiões, o Centro de Vigilância Epidemiológica enfatiza a importância de adotar precauções em casa. Essas medidas incluem a manutenção regular de jardins e quintais, a prevenção do acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências, bem como evitar a presença de folhagens densas junto a paredes e muros. Além disso, é aconselhável manter a grama aparada e realizar a limpeza periódica de terrenos baldios vizinhos, especialmente em uma faixa de um a dois metros próximos às casas. Uma prática importante é sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo.

Medidas pessoais incluem evitar colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres, e utilizar calçados e luvas de raspas de couro ao realizar atividades que envolvam o contato com esses locais. Ao anoitecer, recomenda-se vedar soleiras de portas e janelas. Ademais, a instalação de telas em ralos do chão, pias ou tanques, a vedação de frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, bem como o conserto de rodapés despregados são medidas adicionais.

Dentro do ambiente doméstico, é prudente afastar camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão e abster-se de pendurar roupas nas paredes. O acondicionamento adequado do lixo domiciliar em sacos plásticos fechados é fundamental para evitar a presença de insetos que servem de alimento para os escorpiões.

Por fim, segundo o CVE, é importante preservar os inimigos naturais desses aracnídeos, como aves de hábitos noturnos (coruja e joão-bobo), lagartos, lagartixas e sapos. Essas práticas coletivas e individuais contribuem significativamente para minimizar os riscos de encontros indesejados com escorpiões em ambientes residenciais.

Referência de tratamento

Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente é a unidade de referência na área do DRS-11 em casos de ataques de escorpião. 

Além do HR, o soro antiescorpiônico encontra-se disponível em outras 16 instituições de saúde na área. Os locais designados incluem: 

•    Hospital Municipal de Iepê;
•    Santa Casa de Misericórdia de Martinópolis; 
•    Pronto Atendimento Municipal de Pirapozinho;
•    Santa Casa de Misericórdia de Prudente;
•    Hospital Maternidade de Rancharia;
•    Hospital de Caridade Anita Costa de Santo Anastácio;
•    Santa Casa de Misericórdia de Dracena;
•    Pronto Atendimento Municipal de Euclides da Cunha Paulista;
•    Santa Casa de Misericórdia de Junqueirópolis;
•    Pronto Atendimento Municipal de Mirante do Paranapanema;
•    Pronto Atendimento Municipal de Panorama;
•    Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio;
•    Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau;
•    Hospital Regional de Porto Primavera, em Rosana;
•    Hospital Regional de Teodoro Sampaio;
•    Santa Casa de Misericórdia de Tupi Paulista.

Publicidade

Veja também