Região vive maior onda de calor para setembro dos últimos anos 

Temperatura dos próximos dias pode confirmar mais um (e importante) recorde: região pode viver o dia mais quente em 30 anos, de acordo com estação da Unoeste

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 30/09/2020
Horário 06:28
Weverson Nascimento -  Um sol para cada um? Prudente faz jus à piada com temperaturas que prometem superar os 40°C 
Weverson Nascimento -  Um sol para cada um? Prudente faz jus à piada com temperaturas que prometem superar os 40°C 

Está quente! Mais quente do que nunca? Isso é difícil dizer, mas em breve será possível saber se a onda de calor que chegou à região nesta semana é a mais quente dos últimos 30 anos. Isso porque, segundo o professor e responsável pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, 33 anos, a estação meteorológica da universidade, em três décadas de existência, nunca registrou temperatura maior que 40°C, e isto pode acontecer nesta semana. 
“Ondas de calor são comuns em setembro na nossa região, em que, o mês é caracterizado pela transição da estação seca para chuvosa, sendo que, normalmente, a partir de outubro, ocorre a regularização das chuvas em nossa região. No entanto, a onda de calor deste ano está com temperaturas mais elevadas, com previsão de temperaturas máximas superiores a 40°C”, ressalta o professor. Para fins comparativos, ele apresenta dados que mostram as temperaturas máximas registradas em setembro nos últimos três anos: 38,3°C (2019), 36,3°C (2018) e 39°C (2017).

Onda de calor

É certo, conforme ele, que até 5 de outubro a região registre dias muito quentes, entretanto, a depender das condições atmosféricas nos próximos dias, a onda de calor pode perdurar até 10 de outubro. “A nova onda de calor, deve-se ao fato de um forte bloqueio atmosférico que está ocorrendo na região centro-oeste e sudeste do Brasil, sendo que essa massa é quente e seca, o que tem causado a elevação das temperaturas e impedido o avanço das frentes frias”, explica Alexandrius.
“A partir do dia 10 de outubro, esse bloqueio atmosférico perderá força e há previsão de chuvas para a região entre os dias 10 e 15 de outubro, causando, desta maneira, a redução das temperaturas, principalmente das máximas diárias”, explica.

A ONDA DE CALOR DESTE ANO ESTÁ COM TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS [QUE OS ANTERIORES], COM PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS SUPERIORES A 40°C
Alexandrius de Moraes Barbosa

Atenção à saúde

A Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, coordenada por Renato Gouvea, dá orientações quanto aos cuidados que a população deve tomar durante o forte calor que atinge a região, a maioria relacionados à saúde. 
Renato frisa que a constante hidratação é imprescindível, portanto, as pessoas devem beber muita água e até pingar gotas de soro fisiológico nos olhos, para hidratar a retina, e nas narinas, de modo a evitar até sangramentos. 
Outra orientação é evitar, nestes dias quentes, expor-se ao sol ou praticar atividades físicas ao ar livre das 10h às 16h, horário em que o risco de insolação e queimaduras na pele são maiores. Renato destaca, também, técnicas caseiras que ajudam a quem não possui um umidificador de ar, manter a umidade de casa em níveis seguros: a boa e velha bacia com água ou toalha molhada.
Por fim, a Defesa Civil faz um apelo à população: que não ateie fogo em lixo ou vegetação de terrenos. Além de ser crime, colabora para encobrir a cidade com uma nuvem de fumaça que causa, unida à baixa umidade, quadros de problemas respiratórios. Renato lembra da sobrecarga de serviços de saúde por conta da pandemia da Covid-19 e da importância de não os encher ainda mais por questões que são evitáveis. “Pessoas com problemas respiratórios causados pela fumaça vão para hospitais, se colocam em risco de contrair a Covid-19 e ainda sobrecarregam o sistema de saúde. Se a população notar atividades criminosas desse tipo, denuncie para o 190 e chame o 193”, enfatiza.  

SAIBA MAIS
O 190 é o telefone para acionamento de emergência policial. Já o 193 é o telefone para acionar o Corpo de Bombeiros. Estes por sua vez trabalham em parceria com a Proteção e Defesa Civil, que também possui brigada de incêndio em vegetação. 

Previsão do tempo para Prudente

 

MÍNIMA

MÁXIMA

Hoje

24°C

40°C

Amanhã

25°C

41°C

2/out

25°C

41°C

3/out

23°C

37°C

4/out

19°C

35°C

5/out

19°C

41°C

6/out

20°C

42°C

7/out

18°C

43°C

8/out

21°C

42°C

9/out

21°C

42°C

10/out

20°C

42°C

11/out

20°C

34°C

12/out

17°C

29°C

13/out

19°C

29°C

*Todos os dias não apresentam chance de chuva

Fonte: Climatempo (consulta em 29/09)

 

Foto: Cedida

professor fala sobre recordes de altas temperaturas na região de presidente prudente para setembro
Alexandrius afirma que nesta semana pode-se registrar a maior temperatura em 30 anos, em Prudente

SAIBA MAIS

Calor e baixa umidade marcam fim do inverno na região

Publicidade

Veja também