Relações humanas

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 01/12/2020
Horário 04:30

Desde o surgimento do homo sapiens, as relações humanas passaram a existir, fossem elas harmoniosas ou não. Com o surgimento do computador na década de 40 do século passado, essas relações se modificaram, tornando-se cada vez mais superficiais. O verso "Que seja eterno enquanto dure", de Vinicius de Moraes, abdica de sua concessão poética e encarna a contemporaneidade, em que ocorre a efemeridade das relações interpessoais. 
Da poética para a filosofia, Zygmunt Bauman teorizou que as redes sociais são úteis e prazerosas, mas constituem também uma armadilha, já que oferecem um universo de relações epidérmicas. Nessa perspectiva, mostra que os sites de relacionamentos com a mesma facilidade que fazem conexão, operam também instantaneamente a desconexão, fato esse que tem gerado relacionamentos individualistas, epidérmicos e descartáveis.

As cantigas de roda nas escolas, o abraço e os relacionamentos tornam a vida mais rica e constituem o gérmen das relações sociais

Nesse contexto, a filósofa Lúcia Helena Galvão identifica ocorrência de “relações-consumo” fundadas em interesses individuais, forma de manipulação ou o “uso o outro”, este constitui a pior crueldade que um ser humano possa cometer. As dificuldades de relacionamentos podem iniciar na infância com a inserção precoce das crianças no âmbito das redes sociais. Daí uma ambivalência: se por um lado desenvolve logo cedo na criança certas habilidades, por outro afasta-a do convívio com outras crianças. O novo mundo que nasceu fez desaparecer as antigas as canções de roda, brincar de amarelinha, de pique e esconde-esconde, que constituem o gérmen da vida social. 
O "menos virtual e mais real" pode estimular entre crianças relacionamentos necessários, com vivência entre colegas - situações alegres e também de frustrações -, mas ambas importantes ao desenvolvimento infantil. As cantigas de roda nas escolas, o abraço e os relacionamentos tornam a vida mais rica e constituem o gérmen das relações sociais, indispensáveis à vida toda. Plantar na criança significa mudar o mundo, e o mundo precisa ser mudado, o exemplo é a melhor forma de ensinar.



 

Publicidade

Veja também