Religiões dão boas-vindas a 2016 com celebrações

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 31/12/2015
Horário 07:12
 

Agradecer as conquistas, realizações, graças alcançadas e alegrias do ano que termina, e pedir um 2016 de prosperidade e paz. Estes são alguns dos sentimentos que serão compartilhados pelas pessoas durante as celebrações de comunidades religiosas de Presidente Prudente. Seja hoje, véspera do ano-novo, ou amanhã, 1º de janeiro, os representantes das religiões ressaltam que "é uma tradição" unir a comunidade para estas preces, votos e confraternizações. Em comum, os membros religiosos esperam que o próximo ano venha com dias e momentos de conquistas e realizações para as pessoas e toda a sociedade.

Seguindo a tradição de todos os anos, o Templo Budista Nissenji vai celebrar dois cultos: um hoje, das 23h às 23h30, denominado "Último Culto do Ano", e outro a 0h, na passagem de ano-novo, considerado o "Primeiro Culto do Ano". De acordo com o bispo Moraes, o culto que antecede a passagem de ano é o momento que os integrantes do templo agradecem o ano que se finaliza. "É um momento apenas para agradecer", cita. Já o culto em relação ao culto da meia-noite, o representante lembra que é a hora de renovar as preces para que 2016 transcorra da melhor maneira possível. "Depois, os participantes fazem um brinde celebrando o novo ano", salienta.

Também mantendo a tradição, neste caso dos japoneses, a Acae (Associação Cultural Agrícola e Esportiva) de Presidente Prudente faz a celebração do Shinenkai, comemorando o ano que chega. Durante esta cerimônia, conforme explica o presidente da associação cultural, Yassuyuki Horio, os participantes desejam ao imperador – neste caso remetendo ao governante do Japão – uma boa governança para o novo ano.

Além deste, o presidente lembra que é servido o ozoni, uma sopa japonesa, em que se deseja que o ano seja de fartura, felicidade e paz. Ainda existe o brinde do ano-novo através do "banzai", que, assim como explica Yassuyuki Horio, "é o viva, desejando tudo de bom para o novo ano", cita. A celebração ocorre amanhã, dia 1º, às 9h, no salão da Acae, no centro da cidade.

 

Católicos e evangélicos

Os católicos e evangélicos também possuem uma programação para celebrar mais um período que termina e outro que começa. De acordo com o padre Sandro Rogério dos Santos, pároco do Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, no Jardim Maracanã, o início do ano civil é um acontecimento "estranho" à liturgia. Contudo, não é estranho às pessoas que formam a igreja, por isso, celebra-se a Santa Missa como agradecimento a Deus pelo ano vivido e como renovação da esperança para o novo período da história.

De acordo com o padre, a igreja concede indulgência plenária a todas as pessoas que, em comunidade, nas igrejas e oratórios públicos ou semipúblicos, rezam e cantam o "Te Deum", um canto antigo cujas primeiras palavras significam "A ti, ó Deus, louvamos", em ação de graças. Quanto à expectativa para 2016, o religioso diz que fica com a mensagem do papa Francisco para o 49º dia mundial de oração pela paz a ser celebrado no dia 1º de janeiro, cujo tema é "Vence a Indiferença e Conquista A Paz", onde, em certo trecho do texto, o líder católico aponta que "Deus não é indiferente; importa-Lhe a humanidade! Deus não a abandona!" e prossegue a mensagem com votos de paz e bênçãos para a nação mundial.

Por fim, padre Sandro ressalta que espera em Deus um ano de renovações. "Com fé, solidariedade, misericórdia e compromisso cidadão poderemos fazer de 2016 o ano mais especial da nossa existência. Que a paz, a luz e alegria sejam sempre o nosso distintivo", propaga. Hoje, a celebração de despedida de 2015 será no Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagra Face, às 19h30. Amanhã – que é dia mundial de oração pela paz –a missa será celebrada às 19h30.

O pastor da Igreja Batista de Regente Feijó e presidente da Associação das Igrejas Batistas da Alta Sorocabana, Gilberto Reis da Costa, por sua vez, diz que a comunidade religiosa também propaga um momento de "testemunho, gratidão ao Senhor e oração", nas horas que antecedem a passagem do ano. Ele esclarece que o culto ocorre das 22h a 0h, onde os presentes colocam o novo ano nas "mãos de Deus", pedindo a misericórdia em suas vidas. "É um tempo para compartilhar os momentos que vivemos e expressar a gratidão a Deus", menciona.

Após este tempo de oração, o pastor explica que há a Ceia do Senhor, com a partilha do pão e do vinho. "Um momento de reflexão", acrescenta. Depois, o representante frisa que é realizada a confraternização com a partilha dos alimentos levados pelos membros da igreja.
Publicidade

Veja também