Retirou o que disse

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 13/08/2025
Horário 04:28

A novidade da sessão ordinária desta semana na Câmara Municipal foi a decisão do vereador Izaque Silva (PL) em atender o pedido de retratação do procurador Dr. Fernando Monteiro, por desentendimento que resultou em agressões verbais.

ENALTECEU O PROCURADOR
Ocupando a tribuna, o vereador enalteceu o procurador pela competência no exercício de sua função. Formalmente, pediu desculpas, o que se estendeu nominalmente ao presidente William Leite (PP) e aos demais vereadores.

PELA SEGUNDA VEZ
Izaque revelou informações de bastidores. A primeira delas foi a de que na manhã de segunda-feira (11) esteve na sala do procurador para se retratar pessoalmente, sobre o que comentou ter sido a segunda vez, em 10 anos, em  que foi à sala do Dr. Fernando. 

TEMPO PERDIDO
Em relação ao período e pouco contato, disse ter perdido tempo em não conhecer a pessoa do Dr. Fernando; afirmando ter sempre respeitado os brilhantes pareceres e lembrando que em 2017 lhe foi de grande valia para se ausentar e retornar à Câmara. 

CÂMARA FEDERAL
Naquela ocasião, na condição de suplente, Izaque ocupou o cargo de deputado federal, dizendo ter sido uma grande experiência e oportunidade de encaminhar recursos para Prudente. Citou ainda as ajudas de Reinaldo Ruas (1959-2024) e Laércio Alcântara.

PONTOS ESCLARECIDOS
As referências foram aos então funcionários da Câmara, nas funções de assessor de relações institucionais e diretor. Quando do encontro com o Dr. Fernando, Izaque disse que foi possível esclarecer equívocos e mal entendidos.

PEDIDO DE DESCULPAS
Ainda nos bastidores, durante reunião na sala dos vereadores – com duração de mais de 42 minutos em suspensão temporária da sessão ordinária – Izaque pediu desculpas para cada vereador. 

PEDIDOS DE CASSAÇÃO
Sobre a retratação, entendida como forma de correção de erro, o presidente William anunciou cinco dias para manifestação do procurador. Após esse caso, foram lidos dois pareceres sobre pedidos de cassação de Izaque Silva. 

VOTOS FAVORÁVEIS
No parecer da comissão permanente de Ética e Disciplina sobre o pedido do procurador Dr. Fernando, o plenário apresentou 8 votos favoráveis por acatar a denúncia que motiva instalação de CP (Comissão Processante).

VOTOS CONTRÁRIOS
Votaram pela rejeição de denúncia Douglas Kato (PSD), Guilherme Alencar (Rep) e Wellington Bozo (Rep). Sobre o pedido de Wiliam foram 9 votos favoráveis e o contrário de Douglas. Bozo não votou por ocupar a presidência, na votação.

DUAS COMISSÕES
Através de sorteios, como membros da CP do caso 1 estão: presidente Babu da Cohab (PP), relator Edgar Caldeira (União) e membro Bozo (Rep); do caso 2 - presidente Demerson da Saúde (Rep), Babu relator e membro Guilherme. 

FORA DOS SORTEIOS
Não puderam participar dos sorteios William, Izaque e o suplente no exercício do cargo Edu da Padaria (PP). Dr. Enio e Douglas se autodeclaram impedidos pela relação com as pessoas envolvidas. Esteve presente o vice-prefeito e presidente do PL, José Osanam.

Publicidade

Veja também