Retrato

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 24/11/2020
Horário 04:49

Prezado prefeito eleito Ed Thomas, com respeito, solicitamos que você esteja cônscio da realidade para decidir a mais importante secretaria de Presidente Prudente: a da Educação. Para tal, apresento algumas palavras da respeitada professora Lívia Lebedenco:  
“E aí, Seduc (Secretaria Municipal de Educação), quando esclarecerão o povo da realidade da escola municipal? Professores e famílias são desrespeitados. Professores trabalham com crianças com necessidades especiais não devidamente atendidos; escolas com estrutura precária; merenda sem qualidade; calor infernal com ventiladores degradados; falta de proteção aos profissionais vulneráveis a insultos e agressões; alunos analfabetos “passam de ano” (e não é por decisão do professor). Pior: Gastos exorbitantes e não vemos o resultado. Os investimentos para a educação são enormes, mas não sabemos exatamente para onde vai esse dinheiro. É o nosso dinheiro, nosso presente e futuro que estão sendo manipulados”.
A professora, muito competente, declara ainda que foi convidada para entrevista com um representante da Secretaria da Educação, em que trataria do currículo das escolas municipais. Ela pretendia sugerir a adesão ao currículo paulista, bem elaborado e diluiria os gastos sem necessidade. Conclusão: a entrevista com Lívia Lebedenco foi cancelada sob ameaças. Declara finalmente: “Por razões escusas, a Seduc decidiu por currículo próprio que conduz a gastos exorbitantes e que autores em que baseariam (ou basearam?) são “declaradamente comunistas”. 

Os investimentos para a educação são enormes, mas não sabemos exatamente para onde vai esse dinheiro

Pois é, futuro administrador de Prudente: Crescimento só ocorre com trabalho sério e comprometido da área da Educação. A Seduc é um antro de vaidades, competição, rivalidades. “Educai as crianças e não terás que punir os homens”, disse Pitágoras no século VI a.C. e ainda estamos como estamos. A escola “de verdade” tem também o dever de formar cidadãos de bem e para que os pequenos de hoje não caiam na delinquência amanhã. 
A escola pode tudo: para o bem, para o mal “ou para o nada”. Hitler esperou que uma geração fosse “construída” na escola para depois matarem pela superioridade da raça ariana “e conseguiu”. Prezado prefeito, que razões políticas não sejam nunca mais determinantes para a escolha da secretária ou secretário da Educação do nosso município. Amém.


 

Publicidade

Veja também