Reunião com autoridades discute o turismo regional

Encontro ocorreu em Santo Expedito e contou com a presença de prefeitos com interesse turístico

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 01/06/2023
Horário 16:17
Foto: Ademartsu
De acordo com Bragato, várias cidades com tradições turísticas que estão fora deste grupo, e precisam ser incluídas
De acordo com Bragato, várias cidades com tradições turísticas que estão fora deste grupo, e precisam ser incluídas

JOSÉ COSTA
ESPECIAL PARA O IMPARCIAL

Discutir o turismo regional oportunidades e desafios. Essa foi a proposta que levou prefeitos da região de Presidente Prudente a participarem de um encontro realizado na manhã desta quinta-feira, em Santo Expedito. As presenças de prefeitos e técnicos ligados aos trabalhos de desenvolver o turismo, foram atraídas para que cada um pudesse conhecer mais o potencial turístico da região e de suas comunidades.

Para o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) autor da proposta desse encontro, que contou ainda com participações da Prefeitura de Santo Expedito e do Escritório Regional do Sebrae em Presidente Prudente, o objetivo maior foi o de fortalecer o segmento turístico de cada município, tanto os MIT (Município de Interesse Turístico) quando os que desejam explorar o turismo como economia. Bragato assegurou que o mais importante em tudo isso é o de estimular o segmento onde a região de Presidente Prudente possui grandes potenciais.

Ele salientou que há oportunidades para se mexer no ranking, para que os municípios possam ser elevados a estância, mas é necessário que todos façam as lições de casa. O encontro realizado em Santo Expedito, tem exatamente essa característica de ajudar a cada interessado. De acordo com o deputado, os Municípios de Interesse Turístico, recebem recursos especificamente para fomentar o turismo. Eles são classificados pela Secretaria Estadual de Turismo, mediante comprovação de atividades culturais, esportiva, além das belezas naturais. “Na nossa região, já estão inclusas no MIT as cidades de Panorama, Adamantina, Martinópolis, Paulicéia, Rancharia, Rosana, Santo Expedito. As cidades de Presidente Epitácio, Tupã e Paraguaçu Paulista já foram classificadas como Estância Turística”, comenta.

Ainda segundo o parlamentar, várias cidades com tradições turísticas que estão fora deste grupo, e precisam ser incluídas. É o caso de Presidente Prudente, Narandiba, Osvaldo Cruz, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Iepê, Presidente Venceslau e Lucélia.

 

DESENVOLVIMENTO

Por sua vez o prefeito prudentino Ed Thomas (sem partido) e também presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), assegurou que há uma predominância muito grande nos municípios turísticos da região, qual seja o de bom acolhimento, pois essa é a condição maior para se desenvolver o turismo. Os municípios são receptivos e acolhedores dos turistas, pois uma marca muito grande dessas comunidades está também no fortalecimento do turismo rural, quando afirmou que o “Pontal é a Capital do Turismo Rural”.

Anderson José Betio, o Nenê Betio (PSDB), prefeito anfitrião deixou claro que seu município, sendo o único MIT no segmento do turismo religioso da região, ficou muito honrado em poder receber prefeitos e representantes da região para ouvir palestrantes e ao mesmo tempo discutir formas de maiores engrandecimentos dentro do turismo.

O gerente do escritório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante, abordou alguns itens de importâncias para que cada município se fortaleça ainda mais no segmento turístico. Para isso, ele relacionou tópicos de grandes valores para que o turismo realmente esteja presente na economia do município e que cresça bem sustentado, como capacitação de profissionais, preservação do meio ambiente, preservação e recuperação urbana, conscientização da população e sendo assim um turismo sustentável e responsável.

Vanilson Fickert, da Secretaria de Turismo do Estado, orientou aos presentes de todos os procedimentos   que devem ser propostos para que os municípios se mantenham no ranking e mesmo que se municiem para pleitear o ingresso como MIT. A marca maior foi uma apresentação cultural com as alunas do Grupo de Arte e Movimento de Santo Expedito.

 

SAIBA MAIS
Participaram do encontro prefeitos, secretários e coordenadores de turismo dos municípios de Alfredo Marcondes, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Junqueirópolis, Lucélia, Nantes, Narandiba, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Rinópolis, Santo Anastácio, Taciba e Teodoro Sampaio. Também na reunião o prefeito de Santo Expedito e anfitrião do evento, Anderson José Betio, Marcelo Beloto, presidente da Câmara de Vereadores de Santo Expedito, o padre Humberto, presidente da Unipontal e prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, presidente da UEPP (União dos Municípios de Presidente Prudente), Renato Micheles, e o presidente do grupo Lidera - Associação de Empresários do Oeste Paulista, Julio Moraes.

 

 

 

Turismo regional foi o principal tema discutido no encontro desta quinta-feira

Publicidade

Veja também