Reunião define simulação de acidente com amônia

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 07/10/2016
Horário 10:00

 


 


O Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente realizará uma simulação de acidente com vazamento de amônia em um frigorífico da cidade. A amônia é utilizada como gás refrigerante no resfriamento de câmaras frigoríficas, e também em ar-condicionado industrial, e é muito nociva à saúde. A simulação ocorrerá no Frigomar, dia 24 de outubro, às 8h.

Para tratar o assunto e definir os detalhes do plano de ação, os bombeiros se reuniram ontem com  representantes do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências), Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação a Segurança Pública), Defesa Civil Municipal, Liga do Trauma, ambulâncias particulares, Polícia Militar, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Same (Serviço de Atendimento Municipal de Emergência), entre outros.

Jornal O Imparcial Bombeiros e parceiros se reuniram para detalhar plano de ação

A ação foi motivada pelas grandes ocorrências dos últimos meses com vazamento do composto químico, entre elas, algumas com vítimas fatais. "Um recente levantamento estatístico revelou números preocupantes, mas não aqui na região. Há casos, mas são poucos. Mesmo assim, pensando na gravidade, definimos fazer este trabalho para nos preparar e preparar os funcionários para estas ocorrências", explica o tenente Erlon Augusto Pavesi.

O trabalho será baseado sobre um acidente na parte de desossa do frigorífico, com cerca de 25 a 30 vítimas, entre elas, algumas fatais. Segundo Orival Santana Junior, capitão comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, a inalação de amônia é altamente irritante, agride as vias áreas e os olhos. "Se tiver saturação de amônia, pode ocorrer uma série de complicações, que vai de desmaios até a morte", alerta.

 

 
Publicidade

Veja também