Revolução Constitucionalista é celebrada com solenidade em PP

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 08/07/2017
Horário 12:59

Neste domingo, comemora-se o 85º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, marcada anualmente no dia 9 de julho. A data representa o início de um dos maiores acontecimentos históricos ocorridos entre os meses de junho a outubro, no Estado de São Paulo, em que se buscava a destituição do governo de Getúlio Vargas e a criação de uma nova constituição. Em Presidente Prudente, haverá solenidade amanhã, na Praça Nove de Julho, às 9h.

De acordo com o historiador Francisco Maia Neto, a Revolução Constitucionalista teve seu ponto de partida dois anos antes, quando Vargas, por meio de um golpe político, assumiu o poder da República Velha, que antes era liderada pela oligarquia paulista. O ato causou grande descontentamento da elite, que começou a mobilizar toda a população para exigir um novo governo. “A revolução prolongou-se por três meses e, praticamente, todo tecido social paulista engajou-se na luta: mulheres para costurar as fardas e cozinhar para as tropas; moças se alistaram como enfermeiras; voluntários vieram de todas as regiões do Estado”, ressalta.

Francisco ainda conta que as tensões aumentaram quando estudantes paulistas entraram em confronto com os tenentes apoiadores de Vargas, tendo como palco o Vale do Paraíba. No entanto, as tropas paulistas se renderam em outubro, mas, logo após alguns meses, se sentiram vitoriosos com a nomeação de um interventor civil, o paulista Armando Sales de Oliveira, que assumiu o governo de São Paulo.

Segundo o professor de história, Thiago Granja Belieiro, a criação da nova constituição e a contestação ao governo, são o que fazem a data ter uma importância significativa para o país, mas, principalmente, ao Estado de São Paulo, para mostrar a força política e econômica que possui.

Em Presidente Prudente, há um memorial construído em homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista, localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, além disso, o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, mantém um arquivo sobre o acontecimento, em que pode ser encontrado arquivos e fotos, datados em 1932, com os soldados de batalhões prudentinos que participaram do ato.

 

Comemoração em PP

A comemoração do dia da Revolução Constitucionalista ocorrerá amanhã, às 9h, na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente. De acordo com o chefe de gabinete, Feiz Abud, o evento contará com desfile da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, integrantes do Grupo de Escoteiros e da Ordem DeMolay, além da apresentação do coral dos funcionários públicos.

Na ocasião, estarão presentes o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), os vereadores e demais autoridades da cidade, bem como os parentes de ex-combatentes prudentinos que estiveram presentes na batalha, como a professora Ondina Barbosa Gerbasi, sobrinha do ex-combatente Anacleto Roberto Barbosa, que discursará no evento. Além disso, os grupos de escoteiros Guayporé, Monte Carmelo e Nelson Mandela vão realizar uma homenagem especial com a entrega do Certificado de Honra Aldo Chioratto ao escritor Benjamim Rezende.

No evento também serão premiados os policiais de destaques da cidade e haverá a distribuição de folhetos com a letra do Hino Nacional e do Hino de Prudente, e bandeirinhas do Estado de São Paulo para as crianças presentes. “A municipalidade convida a população prudentina para participar da comemoração, que será feita defronte ao posto da Polícia Militar”, anuncia Feiz Abud.

Publicidade

Veja também