Rita e Aldir Dalefi na cidade mais fria do Brasil

Sinomar

Diretores da loja Multi Itens estavam ontem em Urupema

COLUNA - Sinomar

Data 30/07/2021
Horário 04:45
De acordo com o casal, na quarta-feira a temperatura mínima chegou a 4 graus negativos
De acordo com o casal, na quarta-feira a temperatura mínima chegou a 4 graus negativos

Rita e Aldir Daleffi, diretores da loja Multi Itens, estavam ontem em Urupema, cidade catarinense, localizada a 170 km de Florianópolis, que é considerada a cidade mais fria do Brasil, onde a temperatura média é de apenas 13 graus, podendo chegar a 14 graus negativos na relva. De acordo com o casal, na quarta-feira a temperatura mínima chegou a 4 graus negativos em Urupema, o suficiente para congelar uma cachoeira da cidade.

Morro das Torres
O Morro das Torres é o ponto mais alto de Urupema – são mais de 1.700 metros acima do nível do mar. O local é de fácil acesso, sendo um dos melhores pontos de todo o Brasil para apreciar a queda de neve. Rita e Aldir filmaram vários momentos de neve intensa no local. O acidente geográfico deste morro e as características climáticas da cidade fazem deste um local único – nele, o nevoeiro congelante, conhecido pelos geógrafos como “sincelo”, acontece com frequência. Além disso, chuva granulada, chuva congelada e neve ocorrem simultaneamente. Para quem aguenta bem o frio, as vistas são de tirar o fôlego, comentaram.

Cachoeira congelada
Uma boa amostra de quão fria é esta cidade da Serra Catarinense é a “Cachoeira Congelada”, localizada perto do Morro das Torres. Rita e Aldir estiveram próximos da pequena cascata (com 55 metros) que amanheceu completamente congelada na quarta-feira. Esse fenômeno, de acordo com o casal, atrai muitos turistas, e acontece porque a queda de água localiza-se em um enclave, uma pequena reentrância que fica totalmente sombreada durante o dia, o que permite que o ar frio do Morro das Torres abaixe a temperatura a ponto de congelar a água.


A cascata de Urupema amanheceu congelada na quarta-feira


Rita e Aldir Dalefi, diante da “Cachoeira Congelada” 

Bom dia
“Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos”.
Monteiro Lobato

Veja também