Rock

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 15/07/2021
Horário 03:33

O Dia Internacional do Rock não passou em branco em Adamantina. A Biblioteca Municipal preparou uma programação especial para homenagear um dos estilos musicais mais ouvidos em todo o mundo. Durante todo o dia, artistas locais promoveram shows acústicos no espaço de literatura e cultura. Também houve uma exposição do Coletivo Camaleão. Além disso, os participantes puderam levar um livro de presente, já que continua a ação de distribuição de exemplares em ônibus estacionados no local. Segundo Sérgio Vanderlei, secretário municipal da Cultura, esta é uma atividade temática da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, que deseja tornar a “biblioteca viva”.

PREVENÇÕES
O secretário assegura que todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 foram adotadas, como restrição na quantidade de frequentadores, disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

COBERTORES
Em entrevista coletiva, a diretora administrativa da Santa Casa de Osvaldo Cruz, Regina Pontelli, pediu a colaboração para que pessoas que são internadas e familiares não levem embora cobertores e outras roupas de cama do hospital. Por se tratar de uma entidade filantrópica, a Santa Casa depende de poucos recursos ou mesmo de doações para manter tudo em ordem a fim de atender bem aos pacientes. A diretora informou que há dois anos a Santa Casa comprou 100 cobertores e hoje existem apenas 40 deles no hospital.

ANTA
Na segunda-feira, funcionários da concessionária Eixo-SP retiraram uma anta morta às margens da estrada vicinal que liga Osvaldo Cruz a Salmourão. O animal pode ter sido atropelado no domingo (11) à noite, mas não há confirmação. A anta foi localizada próxima do trevo de acesso ao bairro Lagoa Azul, município de Osvaldo Cruz, a aproximadamente três quilômetros do entroncamento.

RISCO DE EXTINÇÃO
Trata-se do maior mamífero terrestre da fauna brasileira. Uma anta pode atingir dois metros de comprimento, por um metro de altura e pesar até 300 quilos. Machos e fêmeas não apresentam diferenças. Os filhotes apresentam faixas brancas que os camuflam na vegetação. Seu risco de extinção ocorre devido ao longo período necessário à reprodução e à extinção das matas nativas. Em busca de alimentos, as antas têm invadido propriedades e mananciais particulares para sobreviver. A dificuldade de reprodução está na gestação, que dura entre 390 a 400 dias. Após esse período, nasce apenas um filhote, que permanece junto da mãe de seis a oito meses.

ANIVERSÁRIO TEMÁTICO
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, realizou neste sábado (10) o desejo do pequeno Gael e participou da festa de aniversário de seus cinco anos de idade. A presença da Polícia Civil foi um pedido da criança, que solicitou aos pais que intermediasse junto à instituição policial o comparecimento de uma equipe na festa. O pequeno aniversariante, que sonha em ser policial, é um grande admirador da Polícia Civil, e sempre faz visita à sede da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena.  Em razão do período pandêmico, respeitando todos os protocolos de saúde, os familiares optaram em fazer a comemoração em estilo drive-thru. Para a Polícia Civil, a presença na festa simboliza um momento de gratidão, pois ver a alegria e a satisfação de uma criança faz toda a diferença na rotina do trabalho diário dos policiais.

25 ANOS
O prefeito Ademar Calegão, de Irapuru, está comemorando o avanço da vacina em seu município, quando, desde ontem, as pessoas com 25 anos estão sendo imunizadas. Ele assegura que mais de 50% da população já receberam doses das vacinas e espera que com isso os casos continuem diminuindo, trazendo mais tranquilidade para a população. O intento é vacinar o maior número de moradores e, para tanto, está contando com todo o envolvimento do pessoal da saúde nessa tarefa.

REFLETIR EM TROVAS
Se você fizer o mal
E pro irmão se tornar surdo,
Escondas o que quiser
Mas do Céu Deus Pai vê tudo.
                               (José Costa)

Veja também