Roda de Cinemas Negros traz programação gratuita para Prudente

Curso de produção audiovisual e exibições de filmes fazem parte das ações no Sesc Thermas, propondo ampliar o debate sobre questões raciais 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/03/2024
Horário 22:03
Foto: Angelica Goudinho
“Nosso Sonho”, que conta a história de uma amizade entre Claudinho e Buchecha, será exibido na terça
“Nosso Sonho”, que conta a história de uma amizade entre Claudinho e Buchecha, será exibido na terça

Em março, o Sesc Thermas de Presidente Prudente está entre as 14 unidades do Estado de São Paulo que recebe o projeto OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros. A programação contempla exibição de filmes, rodas de conversas e a realização de curso audiovisual. As atividades são gratuitas e para todos os públicos.

A Roda Sesc de Cinemas Negros é uma mostra multicultural que está em sua terceira edição buscando ressaltar a diversidade de criadoras e criadores negros e a importância histórica do audiovisual no Brasil, em sua potência poética e política para a descolonização do olhar. 

Pela primeira vez chega a Presidente Prudente, e, na programação, traz o curso “Lentes em Campo: documentando o cotidiano com imagem e som”, ministrado pelo Coletivo Lentes Periféricas. O grupo, que utiliza a linguagem audiovisual como instrumento de arte e reflexão social, compartilha suas experiências acumuladas ao longo de dez anos de atuação na produção independente, conduzindo uma prática de realização de documentário passando por suas diferentes etapas, incluindo ao final um debate sobre o processo e resultados.

A atividade ocorre neste sábado e domingo, sendo amanhã das 10h às 16h e domingo, das 10h às 12h. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo app Credencial Sesc SP, pelo site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Relacionamento (mediante agendamento prévio). A classificação etária é de 16 anos.

Exibição de filmes

Ainda ocorre a exibição de filmes, como o longa “Nosso Sonho”, com direção de Eduardo Albergaria, que conta a história de uma amizade entre Claudinho e Buchecha. A sessão ocorre no dia 26, terça-feira, às 20h, na Área de Convivência. A retirada de ingressos é gratuita e pode ser feita a partir das 12h do dia do filme, no app, site ou pessoalmente no Sesc. 
No dia seguinte, quarta-feira (27), ocorrem mais duas exibições, a partir das 20h. Primeiro, o curta “Deus Não Deixa” traz o enredo de Miguel, que parou de se apresentar como Mika Sapequinha: cortou os cabelos, largou as saias e criou uma versão para si. Frequentador da igreja, enfrenta uma turbulenta jornada de autoconhecimento. A direção é de Marçal Vianna.

Na sequência, o longa “O Dia Que Te Conheci” apresenta a narrativa de Zeca, que todo dia tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil, há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia, Zeca conhece Luisa. Dirigido por André Novais Oliveira, o filme foi vencedor do prêmio da crítica na 47ª Mostra Internacional de Cinema de SP.  

A retirada de ingressos é gratuita e vale para as duas sessões da quarta. Os bilhetes também são liberados a partir das 12h do dia da exibição, no app Credencial Sesc SP, no site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Relacionamento. 

OJU

Idealizada pelo Sesc São Paulo, a OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros está em sua terceira edição e pela primeira vez chega a Prudente. É um projeto que propõe destacar o protagonismo de pessoas e narrativas negras no audiovisual brasileiro, seja diante das câmeras ou nos bastidores da ampla trama que compreende a produção cinematográfica. 
Ao trazer ações formativas, encontros e bate-papos, para além da exibição de filmes, a OJU propõe ampliar o debate acerca das questões raciais e viabilizar experiências mais democráticas e acessíveis a diversos públicos. 

Do Yorubá, “ojú” significa “olho” e o cinema se inicia pelo olhar, sensibilizado pela luz da projeção. Para o Sesc, a ideia de uma roda de cinema aproxima as pessoas para juntos compartilharem histórias, se identificarem e, em coletividade, construírem as narrativas. 

Divulgação

Na quarta, público confere “Deus Não Deixa”, com direção de Marçal Vianna


“O Dia Que Te Conheci”, vencedor do prêmio da crítica na 47ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Publicidade

Veja também