Romafele 15 anos

SINOMAR CALMONA

O empresário Roberto Sambinelli, com a esposa Marisa e os filhos Fellipe e Letícia

COLUNA - Sinomar

Data 04/04/2021
Horário 04:45
Roberto Sambinelli dirige a organização ao lado da esposa e dos filhos
Roberto Sambinelli dirige a organização ao lado da esposa e dos filhos

Uma empresa familiar de Presidente Prudente, fundada em 2006, a Romafele Comércio de Embalagens está comemorando os 15 anos de atividades. O empresário Roberto Sambinelli dirige a organização ao lado da esposa Marisa e dos filhos, Fellipe Sambinelli, que concilia a arquitetura com o trabalho na empresa da família, e a filha Letícia, graduada em Administração de Empresas. A Romafele atende no atacado e varejo, com produtos dos segmentos de embalagens descartáveis, decoração para festas e artigos temáticos como Páscoa, festas juninas, aniversários e final de ano.

Bom domingo

“Diante da noite, não acuse as trevas. Aprenda a fazer lume”.
(André Luis)

Os lixões

Há exatos dez anos, entrava em vigor em todo o território brasileiro a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecendo um prazo de quatro anos para os municípios providenciarem a destinação ambientalmente correta do lixo gerado pela população. Uma década mais tarde, o ISLU (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), elaborado pela consultoria e auditoria PwC Brasil em parceria com o Selurb (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana), analisou a realidade em 3.313 municípios em todos os Estados do país, constatando que 49,9% das deles ainda enviam seus resíduos para depósitos irregulares e ilegais, os famosos lixões.

Lixões II

Outros dados alarmantes no ISLU (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), elaborado pela consultoria e auditoria PwC Brasil: 17,8 milhões de brasileiros sequer têm coleta de lixo em suas residências; apenas 3,8% dos resíduos são reciclados; somente 41,5% das prefeituras adotaram algum de sistema de custeio individualizado, seja por taxa ou tarifa, para remunerar os serviços de manejo de resíduos sólidos, outra medida estruturante prevista na PNRS e que ganhou relevância com o novo marco legal do saneamento.

Made in Prudente

Mercados do Estado de São Paulo e da região Sul recebem açúcar demerara produzido pela Usina Alto Alegre de Presidente Prudente. Mesmo sendo obtido também a partir da cana-de-açúcar, o que o diferencia do açúcar comum é o seu processo de produção.  Ao contrário do açúcar refinado, o demerara não passa pelo refinamento e nem de clarificação, conservando melhor os nutrientes presentes na cana-de-açúcar através da proteção de uma película de mel em volta dos cristais, como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, B2 e B6. Além disso, não são usados nenhum tipo de aditivos químicos na sua fabricação, o que pode torná-lo ainda mais benéfico à saúde.

Publicidade

Veja também