Ronaldo Macedo: uma enciclopédia!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 21/09/2021
Horário 04:29

Presidente Prudente perdeu um lado historiador. Ficou mais pobre neste sentido. A cidade perdeu Ronaldo Antonio Barbosa Macedo, historiador e ex-diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal. Ele faleceu aos 71 anos. Desde 2002, ele empresta sua inteligência para contar a história de Prudente, com maestria e muito respeito. Quando o assunto é a história do maior município regional, o nome dele logo vem à tona.
Há quase 20 anos, começou a exercer integralmente a profissão de historiador -  época em que a Prefeitura passou a ser gestora do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto. Como noticiado neste diário, nesta função, Ronaldo promoveu a “reorganização do museu”, descartando o que não lhe cabia, modificando a sua área visual e arquivo e catalogando materiais. O corpo de Ronaldo será cremado. A despedida ocorre ontem na Casa de Velórios Athia, em Presidente Prudente.
A cidade o perdeu fisicamente, mas ele deixou um legado inesquecível, tatuado nas esquinas, nos livros, nos prédios, na história. Ronaldo, uma enciclopédia ambulante, sabia cada detalhe do desenrolar prudentino. Relembrava fatos com detalhes buscados nas linhas dos livros e na memória dos mais velhos. Uma perda lastimável aos olhos de todos aqueles que sabem, ao menos um pouco, da história da cidade.
“Por ser um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. Também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos. ‘Um povo sem memória é um povo sem história’. E, Ronaldo, desempenhou sua função muito bem e deixa agora na memória de seu povo. Profundo conhecedor de Prudente. Um mestre no assunto.
Por muitas vezes, este diário recorreu a ele em busca de auxílio para inúmeras matérias, assim como um estudante recorrer aos livros. Sempre muito disposto a nos atender e colaborar, mais uma vez, para que a história não se apagasse e sim, se perpetuasse de alguma forma. Entrevistas com ele eram sempre lições para a vida.
Com ele, se vai uma parte da história do município. Com sua partida, saudades e sentimento de gratidão. Ronaldo colaborou com o fortalecimento histórico da cidade e deixou sua marca, seu nome. 

Publicidade

Veja também