Rosa dos Ventos no Pontal chega a 4 municípios da região

Grupo apresentará “Fuzurufafa Bafafazuru”, a partir deste domingo, começando pelo distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/08/2022
Horário 08:00
Foto: Em Família Fotografia    
“Fuzurufafa Bafafazuru” estreou em 2018 e já circulou por diversos festivais, mostras de teatro e circo
“Fuzurufafa Bafafazuru” estreou em 2018 e já circulou por diversos festivais, mostras de teatro e circo

Durante o mês de agosto, o Circo Teatro Rosa dos Ventos circulará com apresentações gratuitas de seu espetáculo “Fuzurufafa Bafafazuru” por quatro municípios do oeste paulista, começando pela praça do distrito de Planalto do Sul (Teodoro Sampaio), neste domingo; Caiuá, dia 13; Mirante do Paranapanema, dia 21; e Rosana, dia 27. A circulação faz parte do projeto Rosa dos Ventos no Pontal aprovado no ProAC Edital 32/2021 - Ações locais no Pontal do Paranapanema.
Além das apresentações, o grupo produzirá quatro vídeos curtas-metragens, registrando a ação em cada lugar, com depoimentos do público, relatos e cenas do espetáculo e da produção. “Ficamos muito felizes com um projeto aprovado que nos possibilita apresentar na região em que moramos, onde todo o nosso trabalho começou. Poucas vezes temos a oportunidade de circular exclusivamente no Pontal do Paranapanema e nossa região é bastante carente de atividades culturais”, expõe Tiago Munhoz, integrante da trupe, o palhaço Custipíl de Pinoti. 
De acordo com o ator, não é a primeira vez que o grupo vai ao pequeno distrito de Planalto do Sul com pouco mais de 2 mil habitantes, localizado em meio a uma extensa área de canaviais. Segundo ele, desde a retomada das atividades presenciais com seus projetos, em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc o Rosa dos Ventos já levou dois espetáculos do seu repertório para o distrito: “As Artes do Rosa dos Ventos” e “Arruança”. 
“A população foi muito receptiva com nosso grupo e as ruas e a praça central se tornaram um grande teatro a céu aberto, acontecendo uma linda festa de encontro e diversão com arte cênica de rua”, lembra Tiago Munhoz.

“Fuzurufafa Bafafazuru"

O espetáculo “Fuzurufafa Bafafazuru” estreou em dezembro de 2018 e já circulou por diversos festivais e mostras de teatro e circo. A trama é uma brincadeira cheia de presepadas de palhaço. Apresentado no mais alto astral e estilo rueiro, com músicas, sonoplastias e muito improviso cênico, o espetáculo exibe a identidade cômica do Rosa dos Ventos, muito influenciada pelo circo e as artes de rua.
No espetáculo, os artistas prometem a chegada do futuro do circo, com uma apresentação que utiliza um moderno sistema eletrônico que lê pensamentos e faz projeções holográficas a partir de um drone voador, mecanismo complexo que, supostamente, permitirá ao público trazer os artistas mais conhecidos e populares do país e do mundo para se apresentar com a trupe na roda. Mas com nem tudo dá certo, os palhaços terão que improvisar muito para não deixar o espetáculo acabar, criando confusões e despertando muitas gargalhadas do público.
Além de Thiago, integram o elenco: Fernando Ávila (Dez pras Sete) e Luiz Paulo Valente (Seu Lavanco).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 7 
Horário: às 19h
Local: Praça Central de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio

Dia 13 
Horário:às 19h
Local: Praça Central de Caiuá

Dia 21 
Horário:as 19h
Local: Espaço de convivência, Acampamento Gersina Mendes, em Mirante do Paranapanema

Dia 27 
Horário: às 10h
Local: Escola Estadual Ribeirinhos - Assentamento Gleba XV de Novembro, em Rosana


 

Publicidade

Veja também