Rossieli Soares visita escola Florivaldo Leal

Secretário da Educação acompanhou o processo de retomada das aulas presenciais e unidades de ensino integral 

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 07/08/2021
Horário 06:15
Foto: Roberto Kawasaki
Rossieli tocou violão e contou com os alunos  
Rossieli tocou violão e contou com os alunos  

Na manhã de ontem, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, esteve na Escola Estadual Florivaldo Leal, em Presidente Prudente, onde participou de um encontro com a direção, professores, funcionários e alunos. Na oportunidade, conheceu as instalações da unidade, acompanhou o processo de retomada das aulas presenciais e avaliou como estão as novas escolas de tempo integral em cidades da região. 

No decorrer da visita, o secretário esteve na quadra poliesportiva para assistir a uma apresentação musical de alunos, e a pedido dos estudantes, tocou violão e cantou a canção “Tempo Perdido”, do Legião Urbana, com direito ao coro dos participantes. A visita de Rossieli nas unidades ocorre após a retomada das aulas presenciais com até 100% da capacidade, que iniciou nesta semana.

Conforme o titular da Seduc (Secretaria da Educação do Estado), o retorno das aulas é importante, uma vez que considera a escola como “ponto fundamental para o desenvolvimento das crianças e jovens”. 

“A gente fez uma avaliação diagnóstica no início desse ano e os alunos que estão, por exemplo, no quinto ano com aprendizado de matemática, estão com conhecimento menor do que em 2009. Veja a perda de aprendizagem que essas crianças vão ter, e isso poderá ser para o resto da vida se a gente não retornar, e a forma de recuperar é presencial”, explica Rossieli. Além do aprendizado, o secretário também lembra da perda socioemocional, que, segundo ele, uma avaliação mostrou que hoje 70% dos jovens sofrem de angústia e estão com indícios de depressão. “É necessário que a gente olhe para eles, porque esse espaço de convivência é fundamental para o desenvolvimento”, afirma.

Neste primeiro momento, o retorno presencial às aulas é facultativo. Mas, conforme a dirigente regional de ensino de Presidente Prudente, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira, já se observa um crescimento. “Até segunda-feira, essa escola [Florivaldo Leal] estava com adesão de 80%, hoje a diretora me informou que estamos com 90% dos pais que demonstraram interesse, e não estão revezando, porque as dimensões da sala de aula comportam o distanciamento de 1 metro e isso é muito importante. Visitei as escolas antes e tenho visitado agora, elas estão seguras para receber nossos alunos, todas equipadas, preparadas para isso”, salienta a dirigente. 

rossieli soares visita escola em presidente prudente
Roberto Kawasaki - Marta Oliveira fala da importância do ensino integral 

Ensino integral nas escolas

Recentemente, o governo de SP incluiu mais 31 escolas estaduais da região no PEI (Programa de Ensino Integral), sendo cinco em Prudente. As unidades terão atendimento a partir de 2022 em 18 municípios. De acordo com Rossieli, que ontem teve um encontro com diretores e dirigentes de ensino para debater assuntos pertinentes à educação, outras também estão sendo estudadas. “Saltamos de 34 escolas nessas quatro diretorias [Mirante do Paranapanema, Santo Anastácio, Adamantina e Prudente] para 65 de tempo integral somente neste ano, e de 2019 para cá, quintuplicamos o número aqui na região”, explica. 

Conforme a dirigente de ensino de Prudente, nas cinco unidades contempladas na cidade, existem duas modalidades. “Três delas vão funcionar com um turno de 9 horas, e duas com dois turnos de 7 horas, porque assim poderá atender aquela comunidade, aquele aluno, que quer fazer um estágio, quer estudar. Então, no período da manhã estudam 7 horas o ensino fundamental anos finais, do 6º ao 9º ano, e os do ensino médio entram às 14 horas e saem às 21h. Isso possibilita o período da manhã para que esses estudantes possam fazer o seu estágio e ajudar a família”, afirma Marta.

A dirigente aproveita a oportunidade para deixar um recado aos alunos e familiares. “A orientação é aquela, regra de ouro: voltamos, mas com segurança e protocolos rígidos.  Nós sabemos que os menores são menos vulneráveis ao vírus, não são o público de risco, mas mesmo assim é preciso que se tenha controle dos protocolos de segurança e forma rígida”. 

rossieli soares visita escola em presidente prudente
Roberto Kawasaki - Secretário conheceu a escola Florivaldo Leal, em Presidente Prudente

Seduc em Ação

A agenda de Rossieli Soares marca o início do "Seduc em Ação", um programa feito para levar os departamentos da Seduc-SP para as cidades mais afastadas da sede, localizada na capital, e também aos municípios menores que têm problemas. O Seduc em Ação contou com mais de 40 funcionários das mais diversas áreas da Secretaria Estadual para atendimento individual aos dirigentes, prefeitos e secretários municipais da educação.

"A ideia é ouvir o que as diretorias estão fazendo nas escolas. Tem uma coisa que a gente mudou no nosso perfil de gestão na Seduc foi olhar e acreditar mais na direção da escola", explicou Rossieli Soares. Nas Diretorias de Ensino de Presidente Prudente e Santo Anastácio, os diretores puderam fazer questionamentos diretamente ao secretário e compartilhar suas experiências. Entre os assuntos tratados estão: objetivos estratégicos, visão de futuro, missão, valores, pessoal, equipe, eficiência na utilização de recursos públicos, uso da tecnologia e otimização de processos.

Pontualmente, o secretário visitou a Escolas Estaduais Alice Maciel Sanches, em Santo Anastácio, e Florivaldo Leal, em Presidente Prudente. Juntas, as unidade receberam mais de R$ 545 mil pelo Programa Dinheiro Direto na Escola. “Essa visita foi muito importante por conta da valorização da nossa escola, por tudo aquilo que nós recebemos, como o PDDE-SP, e foi investido aqui. O encontro deu um 'up' no nosso trabalho, pelo reconhecimento de tudo aquilo que nós fizemos com muito carinho e atenção aos nossos alunos e servidores. Ele conseguiu enxergar com os olhos que nós estamos enxergando", disse Ariane Vieira Nazário, diretoria da escola de Santo Anastácio.

Novas PEIs na região de Presidente Prudente
Diretoria de Ensino Nome da Escola Município
Adamantina Prof. Durvalino Grion Adamantina
Adamantina Profa. Fleurides Cavallini Menechino Adamantina
Adamantina Hans Wirth Salmourão
Adamantina Prof. Idene Rodrigues dos Santos Junqueirópolis
Adamantina Iraldo Antonio Martins de Toledo Inúbia Paulista
Adamantina Jacinto Pernas Gomato Nova Guataporanga
Adamantina João Bernardi Monte Castelo
Adamantina João Brasio Panorama
Adamantina Prof. Joel Aguiar Pacaembu
Adamantina Prof. José Edson Moyses Irapuru
Adamantina Léa Aparecida Vieira Guedes Tupi Paulista
Adamantina Dom Lucio Antunes Panorama
Adamantina Profa. Maria Aparecida Lopes Osvaldo Cruz
Adamantina Ministro Oscar Pedroso Horta Santa Mercedes
Adamantina Dr. Percio Gomes Gonzales Flórida Paulista
Mirante do Paranapanema Fazenda São Bento Mirante Do Paranapanema
Mirante do Paranapanema Francisco Piergentile Rosana
Mirante do Paranapanema João Pinheiro Correa Rosana
Mirante do Paranapanema Porto Primavera Rosana
Mirante do Paranapanema Ribeirinhos Rosana
Presidente Prudente Profa. Anna de Mello Castriani Regente Feijó
Presidente Prudente Profa. Fatima Aparecida Costa Falcon Presidente Prudente
Presidente Prudente Florivaldo Leal Presidente Prudente
Presidente Prudente Profa. Marietta Ferraz de Assumpção Presidente Prudente
Presidente Prudente Teófilo Gonzaga da Santa Cruz Presidente Prudente
Santo Anastácio Prof. Adelino Chuba Guimaro Presidente Epitácio
Santo Anastácio Prof. Antonio de Carvalho Leitão Presidente Epitácio
Santo Anastácio Prof. Joaquim Rodrigues Filho Presidente Epitácio
Santo Anastácio Profa. Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches Presidente Epitácio
Santo Anastácio Profa. Mercia Maria Pretti Soares Presidente Epitácio
Santo Anastácio Shiguetoshi Yoshihara Presidente Epitácio
Fonte: Secretaria de Educação do Estado    

SAIBA MAIS

Seduc determina retomada presencial das aulas para 16 de agosto

SP anuncia novo plano de ampliação da retomada das aulas presenciais para agosto

Veja também