ROTA NACIONAL

PRUDENTE - Homéro Ferreira

Data 10/05/2020
Horário 03:37

No Plantão de hoje são apresentadas algumas reminiscências sobre Presidente Prudente na rota da política nacional, recebendo personagens presidenciais em campanhas e pós-campanhas eleitorais.

PLANO AGRÍCOLA

Em junho de 1992, Fernando Collor de Mello (PRN) fez o lançamento do Plano Agrícola Nacional em Prudente, a convite do prefeito Paulo Constantino e por intermédio do deputado federal Tadashi Kuriki. Foi na Escola Professor Ditão, no Jardim Everest.

GRANDE PRESTÍGIO

Verdade é que o lançamento poderia ser feito em um dos grandes centros de produção agrícola do Brasil, de tal forma que a escolha de Prudente representou para as autoridades locais um grande prestígio.

FATO EM DESTAQUE

Na disputa eleitoral de 1998, na condição de presidente e candidato à reeleição, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) fez campanha em Prudente. O fato em destaque foi a coletiva de imprensa à margem da pista do aeroporto, assim que desceu do avião.

COLETIVA CANCELADA

Fernando Henrique se irritou com uma colega jornalista, repórter de televisão, que fez a mesma pergunta três vezes, por entender que ele não respondeu o que ela perguntou. Então, a entrevista, nos moldes de coletiva de imprensa, foi cancelada.

ENTREVISA EXCLUSIVA

Na condição de repórter de O Imparcial e correspondente do jornal “O Estado de S.Paulo”, o autor do Plantão colou no presidente candidato e conseguiu entrevista exclusiva enquanto ele cumprimentava o povo no alambrado da pista do aeroporto.

CORRIDA ELEITORAL

Na eleição presidencial de 2002, na primeira que ganhou depois de ter sido derrotado três vezes, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Prudente. A coletiva de imprensa foi no Hotel Portal D´Oeste, realizada à noite.

CARTAS MARCADAS

Novamente, o repórter e correspondente lá estava. Ao chegar foi informado de que as perguntas seriam por ordem de inscrição e que já não tinha mais como se inscrever. Falou mais alto o dever da profissão, com as perguntas feitas a contragosto da assessoria.

QUAL A TÉCNICA

A técnica utilizada para fazer as perguntas que não poderiam ser feitas, não pelo conteúdo delas que não eram conhecidos dos assessores, foi o tempo todo de olho no olho do entrevistador para o entrevistado, para ter do candidato a atenção para si.

APENAS PERGUNTA

Ao final da entrevista, o olhar sereno de Lula dava a entender que político aprecia o bom confronto diante do jornalista que não se intimida, mas que também não agride, apenas pergunta.

ENTREGA DE CASAS

Em setembro de 2017, a presidente Dilma Rousseff inaugurou o conjunto habitacional João Domingos Netto, a convite do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), e do vice Marcos Vinha (PT). A presidente foi blindada o tempo todo.

O ÚLTIMO DELES

O atual presidente Jair Bolsonaro, então candidato pelo PSL, esteve em Prudente no mês de agosto de 2018. Concedeu coletiva de imprensa e falou com exclusividade com o repórter Junior Paschoalotto, da TV Fronteira.

Publicidade

Veja também