Na manhã de sábado (23), os Rotary Clubs e Rotaract Clubs de Presidente Prudente realizaram a campanha mundial de erradicação - Hepatite Zero, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e curso de Enfermagem da Unoeste (Univesidade do Oeste Paulista). A campanha foi realizada na Praça Nove de Julho, das 9h às 12h.
Segundo Hullisses da Cruz Gonçalves, coordenador regional da Campanha Hepatite Zero do Distrito 4510, foram realizados:
- 200 testes de hepatites B e C;
- Mais de 60 autotestes de HIV entregues;
- Mais de 100 testes de glicemia;
- Mais de 200 aferições de pressão arterial.
Ainda de acordo com o coordenador, foi identificado um caso positivo de hepatite C e a pessoa foi orientada a procurar uma unidade de saúde para tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Além das testagens, os rotarianos e rotaractianos atuaram no calçadão, distribuindo panfletos informativos e orientando a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”.
Hullisses explica que a campanha Hepatite Zero integra a meta do Rotary International de contribuir para a erradicação das hepatites B e C até 2030. “Essas doenças são silenciosas e só podem ser descobertas por meio de exames, sendo que, quando não tratadas, podem evoluir para cirrose hepática ou câncer de fígado. Os testes continuam disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde do município”.
O coordenador ressalta que a campanha foi um sucesso. “A população participou e o objetivo foi alcançado. Somos gratos a todos os profissionais, voluntários, à Secretaria de Saúde e à Unoeste pelo apoio, além de cada rotariano e rotaractiano que abraçou esta causa”.
Foto: Cedida
Ação comandada pelos Rotary Clubs e Rotaract Clubs de Prudente teve apoio de alunos do curso de Enfermagem da Unoeste e Secretaria Municipal de Saúde