Rumo ALL analisa propostas de empresas

Concessionária da linha férrea na região leva em conta origens, destinos, fluxos e volumes de transporte para reativar modal

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 14/01/2017
Horário 07:44
 

A Rumo ALL (América Latina Logística) informou que analisa as propostas para o transporte de cargas na ferrovia do oeste paulista para apresentar em breve à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) um relatório da demanda regional. Representantes da concessionária que administra o modal se reuniram com empresas durante esta semana e levarão em conta possíveis origens, destinos, fluxos e volumes de transporte. No entanto, nenhuma data foi estabelecida para a apresentação desse relatório ao órgão nacional pela Rumo ALL, tampouco foram dados detalhes sobre as negociações dos encontros.

Jornal O Imparcial Rumo ALL apresentará relatório sobre demanda de transporte ferroviário na região

Um levantamento realizado pela UEPP (União das Entidades de Prudente e Região), com oito empresas da região, apontou uma demanda para transportar anualmente 927 toneladas de mercadorias como açúcar, etanol, calcário, fertilizante, milho, soja, farelo de soja, combustível, material elétrico e couro.

A Rumo ALL reafirmou em nota que "vem cumprindo o seu papel de concessionária ferroviária de cargas e se mantém à disposição dos interessados em firmar contratos de transporte de longo prazo". Porém, o diretor de comunicação da UEPP, Marco Goulart, informa que a preocupação da entidade é de que a empresa apresente valores de contrato condizentes com o mercado, que possam ser competitivos e absorvidos pela região.

"Nossa esperança é de que não faça um trabalho infrutífero apresentando um custo factível, semelhante ao praticado em outras regiões, para reativar a malha ferroviária no oeste paulista. As negociações são um avanço, mas longe do ideal, pois ainda aguardamos uma proposta concreta", declara Marco Goulart.

 

Demanda na Justiça

O abandono da ferrovia na região de Presidente Prudente se tornou alvo de disputa judicial, após o MPF (Ministério Público Federal) ajuizar ação pedindo pela reativação do modal. O último andamento do processo se deu em julho, quando a Justiça não concedeu suspensão do processo – que havia sido solicitada pela Rumo ALL – e manteve a obrigação de revitalizar e a reativar a malha. Desde então, vigora uma multa de R$ 30 mil por dia pelo descumprimento da companhia.

 
Publicidade

Veja também