Rumo solicita “reunião às pressas” com a UEPP

Encontro servirá para mapear a demanda do transporte ferroviário na região, além de tirar dúvidas sobre a utilização do modal ferroviário para o transporte de cargas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 27/06/2019
Horário 08:12
Arquivo - UEPP quer reativação do trecho que liga Prudente a Epitácio
Arquivo - UEPP quer reativação do trecho que liga Prudente a Epitácio

A Rumo/ALL (América Latina Logística), conforme a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e região), marcou para amanhã uma reunião “às pressas” para tratar da situação da malha ferroviária que envolve a região de Presidente Pudente, a partir das 9h, com local a ser definido. Conforme a UEPP, o comparecimento ou não na reunião será definido a partir da reposta de questionamentos feitos na sequência do convite.

A reportagem procurou a Rumo no fim da tarde de ontem para saber quais seriam os debates deste encontro. A concessionária afirmou que a reunião servirá para mapear a demanda do transporte ferroviário na região, além de tirar dúvidas sobre a utilização do modal ferroviário para o transporte de cargas.

O convite veio logo na sequência de outra reunião da UEPP, na terça-feira, com a FTRAM (Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário), que ocorreu na capital paulista. Na oportunidade, a UEPP afirma que aproveitou para discutir sobre o trabalho para a reativação do ramal ferroviário que liga Presidente Epitácio x Ourinhos x Rubião Júnior. “A Rumo insiste em alegar que não há demanda suficiente em nossa região, mas já provamos documentalmente que existe. No entanto, o custo dessa reativação agora será muito caro, pois a linha férrea encontra-se deteriorada”, disse o diretor da UEPP, Gabriel Coquemala.

Ainda segundo Gabriel, outro problema seria o fato de que a Rumo não menciona quando e de que forma o trecho será devolvido à União. “Enquanto isso, a malha paulista que liga Panorama, passando por Marília, tem possibilidades de ser reativada nos próximos anos, uma expectativa que a malha sul - designada a Prudente - não tem”. Já sobre o encontro de amanhã, a entidade afirma que três questionamentos foram feitos e que a presença se dará se houver mais “objetividade” por parte da Rumo. Os questionamentos foram: “De que maneira o mapeamento será feito? Haverá visita aos clientes para apresentação de proposta com preço razoável? E quando o transporte será iniciado?”.

Nota

A Rumo, por meio de nota, ao ser questionada durante a tarde de ontem inicialmente sobre a reunião na capital paulista, afirmou que vem cumprindo o seu papel de concessionária ferroviária de cargas e esclareceu que realiza, como já é de conhecimento de todos os interessados, encontros semestrais em Prudente.

“Nestas reuniões a empresa apresenta soluções de transporte para a região, de acordo com a demanda captável. A Rumo ainda sempre se ofereceu para firmar contratos comerciais de longo prazo com possíveis interessados”.  Até o momento, no entanto, esclareceu que não foi recebida nenhuma proposta “solidamente viável” em contratar a longo prazo o transporte de mercadorias, que é um requisito fundamental para a subsistência deste tipo de transporte.

Publicidade

Veja também