Sabesp avalia ranking Abes de saneamento básico

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 08/09/2020
Horário 07:30
Arquivo - Dos 37 municípios da região que possuem dados no ranking, 24 são operados pela Sabesp
Arquivo - Dos 37 municípios da região que possuem dados no ranking, 24 são operados pela Sabesp

pSobre o Ranking Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) da Universalização do Saneamento 2020, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirma que disponibiliza redes de água e de esgoto em toda a extensão de área urbana e legal dos municípios, ou seja, nos locais passíveis de implantação dos sistemas de saneamento básico, conforme acordado com as prefeituras nos contratos de programa. 
Ressalta, no entanto, que o ranking da Abes considera toda a extensão dos municípios, o que inclui a zona rural, por exemplo. “Por este motivo, os indicadores de atendimento em água e esgoto apresentados pela associação são mais baixos do que os considerados pela companhia de saneamento e pela Arsesp [Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo]”.
A companhia disse ainda que é importante ressaltar que o ranking utiliza indicadores de 2018, que são os últimos disponibilizados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, e ressaltou que, além do tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, a pontuação considera a coleta e a destinação final dos resíduos sólidos. “Por este motivo, mesmo as cidades com água e esgoto disponíveis em toda a extensão, podem não aparecer na melhor categoria, que é a ‘Rumo à universalização’”.

SAIBA MAIS
Dos 37 municípios da região que possuem dados no ranking, 24 são operados pela Sabesp. São eles: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Marabá Paulista, Narandiba, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Regente Feijó, Rosana, Sagres, Salmourão, Santo Anastácio, Santo Expedito, Tarabai e Teodoro Sampaio.

MAIS INFORMAÇÕES

Ranking avalia universalização do saneamento básico na região 

Municípios comentam notas recebidas

Publicidade

Veja também