A chef churrasqueira Júlia Carvalho, de Presidente Prudente, está em uma jornada internacional que a coloca entre a elite mundial do churrasco. Ela integra a BRA Barbecue Team, equipe brasileira que participa do prestigiado Jack Daniel's World Championship Invitational Barbecue — conhecido como "The Jack" —, realizado de 10 a 12 de outubro em Lynchburg, Tennessee (EUA).
Realizado na área da destilaria Jack Daniel's, o evento é extremamente exclusivo, reunindo cerca de 105 equipes: 85 dos EUA e pré-selecionadas de 19 países. Para competir, as equipes devem vencer classificatórias ou ser selecionadas por convite.
De Jurada a competidora: a evolução da carreira
Esta é a terceira vez que Júlia Carvalho participa do "The Jack", mas a primeira como competidora. Nas edições anteriores, a chef prudentina foi convidada para atuar como auxiliar de jurado e, posteriormente, como jurada, demonstrando seu conhecimento e credibilidade no cenário internacional.
Agora, como membro da equipe, Júlia irá enfrentar categorias rigorosas que definem o Grande Campeão, incluindo: Costela de Porco, Peito Bovino, Frango, Sobremesa, Escolha do Cozinheiro e o prato principal, que é o Molho Jack Daniel's.
A competição atrai mais de 40 mil participantes para Lynchburg, uma pequena cidade de apenas 6.500 habitantes que se transforma em um festival durante o evento.
Imersão total: 6 Mil km de aprendizado
Independentemente do resultado da competição, a experiência é vista como um marco no desenvolvimento profissional da chef. "Será muito bom para a Júlia estar com os 'melhores do mundo' e aprender com eles," afirma a família.
Antes e depois da competição, Júlia Carvalho planeja dirigir cerca de seis mil quilômetros por sete estados do sul dos EUA. O objetivo é visitar referências e ícones do preparo de carnes, como Steak e BBQ Houses e renomados Chefs, para estudar e aprimorar a ciência e a arte das carnes, reforçando sua posição como uma das grandes promessas da gastronomia brasileira.