Sabor SP: um convite à memória afetiva

EDITORIAL -

Data 27/01/2024
Horário 04:15

A boa gastronomia nos remete a lugares, lembranças, nostalgia. Sabe aquela comidinha que a avó fazia quando a gente era criança? Que só de lembrar, parece que o cheiro vem? Então, a comida tem esse poder, de dar saudade, de querer voltar ao lugar. O sabor, o cheiro, são únicos e capazes de transformar o dia.
O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo 2024 valoriza a gastronomia, principalmente a regional. E na etapa que ocorre em Presidente Prudente, tem como ponto focal a rota gastronômica do Pontal do Paranapanema e três regiões turísticas do oeste paulista: Sol do Oeste, Circuito das Nações e Pontal Paulista, totalizando 24 cidades impactadas pelas atividades. Como publicado neste diário, essa edição mapeou os pratos e quitutes mais emblemáticos do Pontal do Paranapanema, resgatando receitas tradicionais e adaptações que representem a culinária local, fomentando o turismo regional.
A gastronomia, além de ser uma expressão cultural, é um convite à memória, uma viagem sensorial que nos transporta para lugares marcantes em nossas vidas. Ao falar de gastronomia, inevitavelmente, nos remetemos a lembranças vividas de momentos especiais, e muitas vezes, essas lembranças estão profundamente entrelaçadas com o turismo regional.
O turismo regional encontra na gastronomia um aliado poderoso. Os pratos típicos não são apenas uma forma de saciar a fome, mas uma porta de entrada para compreender a alma de um destino. Cada mordida é uma história contada em sabores, uma jornada que nos conecta com as raízes de uma comunidade.
A boa comida conduz a uma jornada inesquecível pelo turismo regional. É através dos sabores autênticos e das tradições culinárias que se descobre a verdadeira essência de um destino, transformando cada refeição em uma celebração de memórias que durarão para sempre.
 

Publicidade

Veja também