Salão do Livro segue em ritmo de festa literária regada à arte

Bate-papo com o autor, apresentação musical com Grupo de Cordas da Escola Municipal de Artes, lançamentos literários, livros e mais livros são algumas das atrações dessa quarta

VARIEDADES - IVE CAROLINE

Data 04/10/2017
Horário 12:30
Marcio Oliveira, Julio diz: "Queremos que a apresentação seja marcante, porque ficamos empolgados quando mostramos nosso trabalho"
Marcio Oliveira, Julio diz: "Queremos que a apresentação seja marcante, porque ficamos empolgados quando mostramos nosso trabalho"

A 8ª edição do Salão do Livro de Presidente Prudente segue com vasta programação cultural para o público participante. Na agenda desta quarta-feira, bate-papo com o autor, apresentação musical com Grupo de Cordas, lançamentos literários, livros e mais livros são algumas das atrações. (Confira toda a programação no box da matéria)

Vale ressaltar a apresentação às 21h, do Grupo de Cordas da Escola Municipal de Artes Jupyra Cunha Marcondes apresenta seu repertório erudito evidenciando os músicos talentosos pertencentes a escola. “Nós tocaremos composições de grandes nomes da história da música, principalmente para o instrumento de cordas, como Mozart. Nosso grupo conta com o violão, a viola, o contrabaixo, o violino e a guitarra. Queremos que esta apresentação seja marcante, porque ficamos empolgados quando mostramos o nosso trabalho em eventos culturais realizados dentro da nossa própria cidade”, conta um dos maestros, Julio Possete.

O Grupo de Cordas está na ativa há quatro anos e também conta com a maestria de outros dois músicos: Anelise Chamorro e Francis Auresco, que participam ativamente dos ensaios e apresentações dos instrumentistas.

“Os ensinamentos musicais estão comprometidos com o processo de desenvolvimento cultural do cidadão, buscando a sua formação artística e intelectual, para capacitá-lo a conhecer, aceitar e transformar a sua realidade através da arte”, destaca Julio.

 

Bate-papo com autor

Sabe aquele momento especial em que o público pode ter contato direto com o autor? Então, hoje às 19h30, é a vez de Arnon Rodrigues, conceituado jornalista que falará sobre seu trabalho biográfico a respeito do também jornalista José Hamilton Ribeiro, lançado em 2016 - profissional com maior acervo de prêmios na história do jornalismo, desde sua primeira passagem na TV brasileira, seus trabalhos, até suas participações jornalísticas mais recentes -, além de retratar outros projetos importantes.

Nascido em Santos (SP), o escritor é editor-chefe do jornal “Folha da Região”, de Araçatuba (SP), tem pós-graduação em História e Cultura e é autor de dos livros: "Com véu de alegoria - cem anos de carnaval em Araçatuba", "Genilson Senche, homem de ideias e ação" e “O jornalista mais premiado do Brasil – a vida e as histórias do repórter José Hamilton Ribeiro”.

“Contar a história do Hamilton foi tema do meu TCC [Tese de Conclusão de Curso] na faculdade, em 2004, e acabou virando um belíssimo projeto, 12 anos depois. Na minha opinião, ele é um dos maiores jornalistas, e acredito que a sua história de vida seja um exemplo para todo e qualquer profissional, seja jornalista ou não”, ressalta Arnon.

O bate-papo também conta com a experiência do autor e escritor sobre a literatura de biografias e relatos históricos, onde ele faz um comparativo entre a comunicação atual e a do passado, e ainda explica os processos de produção de um livro e as etapas necessárias para a finalização do mesmo.

“Os livros e a leitura são exercícios de prazer e contribuem com a cultura, e conhecimento da sociedade, principalmente o tipo da literatura que eu faço, que é capaz de levar o conhecimento de histórias, pessoas, lugares de onde elas vivem, etc”, ressalta o jornalista.

 

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

09h30 – Arena Cultural

Cidadescola - Metais – E.M. Antonio Moreira.

Flauta Doce – E.M. Maria Isabel Barbosa Negrão

10h – Arena Cultural

Literando Prudente – Alunos da E.E. Joel Antonio de Lima Genésio com a escritora Eliane Vani Ortega

13h30 – Arena Cultural

Cidadescola - Percussão Mirim – E.M. Maria Isabel Barbosa Negrão

14h – Arena Cultural

Literando Prudente – Alunos da E.E. Fernando Costa com a escritora Eliane Vani Ortega

14h – Ateliê de Ideias

Encontro de Bibliotecas - com a participação de profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

14h – Praça de Leitura

Lançamento Literário – Histórias em Cordel com alunos do 4º Sesi de Álvares Machado

19h – Arena Cultural

Palestra – “Cadê os Limites?” Com a Psicóloga Alcione Candeloro Ricci

19h30 - Praça de Leitura

Lançamento Literário – Brincando com os Animais de Vanessa Ananias Malacrida

“Quando a bicharada se junta, a bagunça é geral, parece até que a Arca de Noé estacionou no meu quintal”

19h30 – Arena Cultural

Bate-papo com o ator e escritor Arnon Rodrigues

Publicidade

Veja também