Sambistas recebem orientações de saúde para encarar desfiles

Além das orientações, as informações coletadas ontem serão utilizadas em um projeto de pesquisa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

PRUDENTE - Bruno Saia

Data 23/02/2014
Horário 10:16
 

Cerca de 300 sambistas e foliões de Presidente Prudente receberam ontem orientações de saúde para encarar os desfiles na próxima semana. A ação foi na manhã de ontem, no ginásio da Vila Iti, zona leste da cidade. "Uma alimentação adequada e a ingestão de líquidos é fundamental para evitar problemas de saúde durante o desfile", explica a professora e idealizadora do projeto, Édima de Souza Mattos.

Foram realizadas verificações da pressão arterial, testes de glicemia (diabete) e avaliação do índice de massa corporal (IMC). Os atendimentos foram feitos por alunos dos cursos de Medicina e Farmácia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). "No dia do desfile os foliões devem evitar a ingestão de alimentos de difícil digestão, gordurosos e com muito sal, repousar bastante e ingerir muito líquido", explica Mattos.

Jornal O Imparcial Os foliões foram orientados por alunos da Unoeste

Ela recomenda uma alimentação com carboidratos, que inclui alimentos como macarrão, pão e arroz. "É importante ter bastante energia para o desfile e, por isso, ingerir chocolate também pode ajudar bastante", completa a professora. Além das orientações, as informações coletadas ontem serão utilizadas em um projeto de pesquisa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

O presidente da Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente, Emerson Nilton Vieira, acompanha o carnaval em Prudente há mais de 20 anos e reforça a importância do projeto. "Eu já vi gente passando mal durante o desfile e tendo que ser levada para o hospital, e ter esse tipo de orientação ajuda bastante", conta.

 

Samba e cerveja

A responsável pelo projeto destaca também os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas antes do desfile. "Nossa recomendação é que se evite o álcool até 10 horas antes da festa", diz Mattos. Porém, essa é a orientação mais difícil de ser seguida pelos foliões. "Eles orientam sobre a alimentação e para beber bastante água, mas principalmente no dia do desfile é impossível ficar sem uma cervejinha", afirma o ex-presidente da escola de samba Grêmio Recreativo da Zona Leste, José Ferreira Pimenta, de 61 anos. "Tem que tomar cuidado para não extrapolar, mas uma cervejinha é fundamental para ajudar a esquentar para a festa", completa.

 

MAIS+

ORIENTAÇÕES PARA UM DESFILE SAUDÁVEL

 

Beber bastante água, antes, durante e depois dos desfiles



Evitar o consumo de bebidas alcoólicas até 10 horas antes do desfile



Repousar bastante antes da encarar a folia



Ingerir alimentos com carboidratos (pão, macarrão, arroz)



Evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão

 

Fotos: José Reis
Publicidade

Veja também